Programação especial marca as comemorações do Agosto Dourado no HRJR

31 de agosto de 2022

Por Agenilson Santana

Com programação especial voltada aos colaboradores do hospital e profissionais que atuam na rede básica nos municípios da região, foi realizado entre os dias 22 e 26 de agosto uma série de apresentações para conscientizar e incentivar as boas práticas do aleitamento materno.

Na abertura do evento, a diretora técnica interina do HRJR, Dra. Célia Cristina Brasileiro de Souza, deu as boas-vindas e falou do significado do evento para reforçar a cultura da amamentação e a importância de cada profissional no apoio às gestantes, puérperas e seus familiares.

Seguindo o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, proposto pelo WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022, os profissionais do HRJR participaram de palestras e gincanas abordando os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, Cuidado Amigo da Mulher, o livre acesso da mãe e do pai ao bebê e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL).

As palestras ministradas pela equipe multiprofissional do hospital apresentaram a rotina praticada na unidade e reforçaram a importância das equipes trabalhando em prol da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Foram abordados os cuidados no atendimento à gestante, técnicas corretas durante a amamentação, importância do contato pele a pele na primeira hora de vida, preparação da gestante e suporte da equipe para iniciar a amamentação, livre demanda e criação de redes de apoio.

A pediatra Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, especialista em amamentação e responsável pelo Banco de Leite Humano de Peruíbe, explicou o tema da campanha em 2022 e destacou o conceito de cadeia de calor, envolvendo a todos na preparação dos pais para a amamentação, cuidados iniciais, aconselhamento, manutenção, proteção e fortalecimento da amamentação.

O evento também contou com homenagens a mães doadoras de leite materno e apresentações de paródias musicais sobre o tema amamentação.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito