Rodas de conversa ampliam os cuidados com a mãe e o recém-nascido

28 de junho de 2019

Por Agenilson Santana

Após a alta hospitalar das puérperas e seus recém-nascidos, alguns temas são fundamentais para a continuidade do trabalho de cuidado promovido durante a internação. Para orientar essas mães e familiares, a equipe multiprofissional do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, realiza rodas de conversa visando diminuir medos e inseguranças nesta fase importante para o bebê e para a família.

As reuniões acontecem de forma descontraída, nas quais os profissionais do hospital oferecem suporte e confiança para transmitir informações para o incentivo ao apoio familiar, autocuidado e rotinas do bebê, como observação do choro, vacinação, banho, curativo do coto umbilical, alimentação, além de atenção às alterações hormonais no pós-parto.

Outras ações importantes realizadas nas rodas de conversa são os estímulos à amamentação exclusiva, com explicações da importância do leite materno e dicas sobre pega correta, posições, cuidados com as mamas, traumas mamilares e o papel do pai no apoio físico e emocional à mulher.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Maternidade, Mariana Montenegro Bertolino, além das orientações dos médicos e enfermeiros, as puérperas recebem atenção de vários profissionais do hospital, como fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogas, contribuindo para a qualidade de vida da mãe e do bebê. “Essas ações educativas fortalecem o vínculo da família com o recém-nascido, a segurança e o sucesso na amamentação, aumentando a confiança e a satisfação materna”.

Orientar sobre a importância do retorno da puérpera e do bebê à rede básica de saúde para acompanhamento e continuidade do processo de cuidar também faz parte das ações. “As rodas de conversa contribuem para melhorar a integralidade da assistência”, explica o diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, ressaltando a capacitação frequente das equipes para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. “As equipes do hospital estão preparadas para promover a saúde integral do bebê e da mulher. Vamos reforçar ainda mais esses cuidados para qualificar cada vez mais a nossa assistência e renovar o título de Hospital Amigo da Criança”, completa.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito