SCIH promove ação no Dia Mundial de Higienização das Mãos

31 de maio de 2022

Por Agenilson Santana

Com o tema “Higienização das Mãos: Essa Cultura Precisa Criar Raiz”, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRJR realizou, nos dias 05 e 06 de maio, ações educativas nos setores assistenciais e administrativos para enfatizar a importância do tema na rotina dos colaboradores.

De forma lúdica, as equipes responderam a perguntas, foram orientadas sobre a higienização correta das mãos, esclareceram dúvidas e vivenciaram momentos de descontração com as atividades promovidas.

A ação foi acompanhada por representantes do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, divulgando as Metas Internacionais de Segurança do Paciente e detalhando a meta 5 “Higienização das Mãos”.

No final de cada dinâmica, os colaboradores receberam mãozinhas coloridas para a confecção de uma grande árvore colada na parede do andar térreo, simbolizando o tema da campanha.

 

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Estimulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Dia Mundial da Higiene das Mãos é comemorado em 05 de maio, com o objetivo de mobilizar pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde.

A data é marcada por ações voltadas para a conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde.

A higienização das mãos está entre as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, e é uma das iniciativas que garantem aos pacientes e profissionais proteção contra várias doenças.

 

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente propôs as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, com o objetivo de promover melhorias na assistência e garantir as melhores práticas durante todo atendimento. Conheça as seis metas:

  • Identificar o paciente corretamente
  • Melhorar a eficácia da comunicação
  • Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
  • Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
  • Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas

 

Cinco Momentos para a Higienização das Mãos

A higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a COVID-19.

Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene frequente das mãos e salvando vidas.

Além de saber como fazer a higiene das mãos, é preciso estar atento a quando fazer o procedimento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda os 5 momentos para higiene de mãos:

  • Momento 1: antes de contato com o paciente;
  • Momento 2: antes da realização de procedimento;
  • Momento 3: após risco de exposição a fluidos biológicos;
  • Momento 4: após contato com o paciente;
  • Momento 5: após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente. Cuidando direta ou indiretamente do paciente.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito