UTI Adulto integra projeto do Proadi-SUS

17 de dezembro de 2021

Por Agenilson Santana

O HRJR está entre as unidades participantes do projeto Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O projeto, com duração de dois anos, vem sendo desenvolvido junto à equipe da UTI Adulto, no qual os profissionais participam de sessões de aprendizagem virtuais, presenciais, com suporte técnico contínuo e visitas de especialistas do Proadi-SUS.

Ao todo, o programa conta com 204 hospitais participantes, divididos em 34 grupos. No HRJR, o projeto é conduzido pelos profissionais do Hospital Sírio-Libanês, oferecendo suporte às equipes da UTI Adulto, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Qualidade e Farmácia.

O objetivo é implementar diretrizes para aumentar a segurança do paciente na unidade, atuando para reduzir a infecção primária de corrente sanguínea associada à cateter venoso central (IPCS); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e infecção do trato urinário associada ao cateter vesical (ITU-AC).

Para ser aprovado na seleção, o hospital passou por pré-avaliação e correspondeu a alguns critérios requeridos pelo Ministério da Saúde que são essenciais para a participação, como número de leitos e experiência dos profissionais em ferramentas de melhoria contínua. “O trabalho colaborativo e a dedicação da equipe em aprimorar as práticas seguras para prevenção de infecções na UTI foram pontos importantes para integrar o projeto”, explica a diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage.

Para o diretor técnico, Dr. Cézar Kabbach, a participação no programa deixa todos muito orgulhosos, pois ratifica a competência dos profissionais e a qualidade da assistência prestada. “O acompanhamento das equipes do Proadi-SUS e do Ministério da Saúde fortalece o trabalho realizado na unidade ao aprimorar protocolos, condutas para ampliar a segurança dos pacientes e trazer mais tranquilidade aos familiares”, reforça.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito