Tags

100% sustentável, HRLN em breve contará com automação predial e terraço verde

28 de maio de 2020

Por Thaís Almeida

Usar a tecnologia a favor do meio ambiente e do conforto dospacientes e colaboradores, esse foi o objetivo de todo o projeto desenvolvidopara a construção e uso diário da estrutura do Hospital Regional do LitoralNorte, gerenciado pelo ISG.

Certificado com o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) daFundação Vanzolini no pré-projeto, projeto e execução, o prédio do HRLN vemdesde março, quando iniciou suas atividades, funcionando em um sistemasustentável.

“O Hospital foi pensado para utilizar os recursos naturaisda região e oferecer o melhor para os pacientes. Fizemos replantio de espéciesnativas, com paisagismo humanizado, temos vidros em locais estratégicos paraaproveitar a luz natural, utilizamos placas solares para aquecer a água, astorneiras possuem temporizadores, o sistema elétrico evita desperdício e perdade energia e nossas fachadas ainda são ventiladas, ou seja, temos um vão entreas paredes em contato com o ambiente externo e aquelas que isolam os espaçosinternos. O sistema de fachada ventilada que usamos é o de brises móveis (umdispositivo arquitetônico que funciona como uma persiana), que permite aentrada da luz e a pessoa consegue visualizar a praia e as paisagens no geral,de forma segura e humanizada. Com os brises móveis podemos aumentar ou diminuira entrada de luz”, explicou Bianca Chagas, engenheira civil e Coordenadora deManutenção do HRLN.

Além disso, o HRLN possui ainda 6 caixas de retenção da águada chuva, enterradas no terreno. A água coletada é filtrada, tratada e usadapara reuso em descargas e também na reserva de incêndio, gerando uma economiade 159 metros cúbicos de água diariamente – em tempos de abastecimento regularde chuva.

Para completar essa infraestrutura, que já impressiona, oHospital contará a partir de junho com automação predial – um sistemainteligente que controlará as principais funções executadas pela construção.“Funciona como uma casa inteligente, no caso um prédio inteligente, assimteremos uma central que poderá, por exemplo, desligar as luzes de determinadoambiente automaticamente ou reduzir o ar-condicionado de uma área, sem precisarir até o local”, comentou.

Concluindo a construção de um hospital sustentável,futuramente será instalado um terraço verde na cobertura da área de Emergência,o que deixará a temperatura dentro do prédio melhor e possibilitará aosusuários dos demais andares visualizar uma paisagem em contato direto com anatureza. “Hoje, há estudos que comprovam que a promoção de um ambienteagradável ajuda efetivamente na melhora do paciente, e tudo aqui foi planejadopara isso”, finalizou Bianca.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito