Tags

HRLN realiza Simpósio Multiprofissional em Terapia Intensiva na última semana de outubro

4 de novembro de 2022

Por Kátia Kelly

Evento contou com médicos intensivistas de destaque e reuniu profissionais de diferentes áreas da saúde, como enfermagem, fisioterapia, estudantes de medicina, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

O Simpósio Multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital Regional do Litoral Norte foi realizado nos dias 28 e 29/10 e teve como objetivo os Cuidados Intensivos Centrados no Paciente e Família, sob o tema: A saúde é a soma da pessoa e seu meio social. E contou com a participação de alguns palestrantes e participantes por meio de transmissão online ao vivo e outros de forma presencial.

O evento teve início com um pré-simpósio que abordou as Bases e Atualizações em Hemodinâmica, em palestras ministradas pelos médicos intensivistas da unidade, Dr. Nicolas Miranda Carvalho e Dra. Lais Giunta Poncheli. Durante o simpósio, foram abordados os temas como: UTI humanizada: decisão clínica x autonomia do paciente, Fase final de vida: Como identificar? Cuidando de quem cuida da família, colaboradores e Suporte ventilatório: quais desfechos buscar um olhar além da mortalidade, todos esses assuntos tiveram simulação de round multidisciplinar com caso clínico baseado na aula e foram realizadas discussões de casos clínicos.

Entre os convidados esteve presente tanto na abertura como palestrante o Dr. Marcelo Mook,  médico intensivista coordenador da UTI do HRLN e grande nome da medicina intensiva brasileira, também instrutor VENUTI AMIB.

A abertura oficial do evento se deu às 13h30 e contou com a presença da diretora técnica Fernanda Dalprat, do diretor clínico Dr. Daniel Drumond e da gerente operacional Sandra Marcondes.

Talita Tavares Della Motta, que participou na condição de palestrante ela que é enfermeira mestre em ciências pela escola de enfermagem de Ribeirão Preto- USP, comentou que “foi uma honra participar de um evento científico dessa grandeza, pensado com muito carinho para os profissionais da nossa região. Eventos como esse, reforçam a autoestima dos profissionais de saúde e oferecem meios para uma prática segura e humana, com isso, quem ganha, são os pacientes” finaliza.

Para a fisioterapeuta e acadêmica de medicina, Renata Dahe E. S. Ferraz, diz que foi possível compreender toda a abordagem e ainda aproveitou para fazer uma reciclagem sobre os temas super atuais e ela menciona: “Quero parabenizar toda equipe organizadora do Simpósio Multiprofissional em Terapia Intensiva, principalmente, Dr. Nicolas e Dra. Laís que ministraram com maestria o Pré simpósio, no qual foi fundamental para compreensão dos assuntos abordados posteriormente. Tanto os assuntos relatados no simpósio foram de fundamental importância, bem como a escolha ímpar dos profissionais palestrantes. Também foi muito bom a possibilidade de assistir pela internet, já que no sábado não pude comparecer, acompanhei a palestra incrível do Dr. Marcelo Mook e do Dr. Antônio C. M. Duarte. Aguardarei ansiosa pelos próximos eventos”.

A psicóloga da unidade, Elizabeth Borges, do setor psicossocial, relatou que foi um prazer participar desse simpósio muito bem organizado pela equipe médica do HRLN, relatou ainda que “teve uma oportunidade muito gratificante, proporcionou uma troca de vivências profissionais aos participantes e que objetivou qualificação e excelência”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito