HRLN empossa nova gestão da CIPA e reforça cultura de segurança no ambiente de trabalhoHRLN
15 de junho de 2026
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) realizou, na primeira quinzena de maio, a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) para a gestão 2026/2027. A nova comissão iniciou suas atividades em 10 de junho, dando início a um mandato de um ano, com possibilidade de uma reeleição consecutiva.
A eleição contou com ampla participação dos profissionais da unidade, reforçando o compromisso das equipes com a promoção da saúde, da segurança e do bem-estar no ambiente de trabalho.
A nova comissão tem como presidente a supervisora dos técnicos de radiologia do hospital, Gabriella Borges Andrade e Silva, indicada pela diretoria do hospital, e como secretária a enfermeira Jéssica Zímmermann Marak. A vice-presidência será exercida pela técnica de segurança do trabalho, Estela Vieira Timóteo, eleita com a maioria dos votos dos colaboradores. Como secretárias suplentes, atuarão a auxiliar administrativa Irene Poças Leitão Dias e a analista de custos Ilka Mayumi Yamano Moraes.
De acordo com o engenheiro de segurança do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a atuação da CIPA é fundamental para fortalecer a cultura preventiva dentro da instituição. “A comissão desempenha um papel importante na identificação de oportunidades de melhoria e no incentivo à participação dos colaboradores na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro, saudável e acolhedor”, destacou.
Como parte do processo de formação, os novos integrantes participaram, nos dias 2 e 3 de junho, do treinamento para cipeiros, com carga horária de 16 horas, conforme estabelece a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-05). A capacitação foi conduzida pelo SESMT no auditório do HRLN e abordou temas relacionados à prevenção de acidentes, identificação de riscos ocupacionais e promoção da saúde no ambiente de trabalho.
Para o diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino, a participação dos colaboradores no processo eleitoral evidencia o comprometimento das equipes com a segurança institucional. “A CIPA é um importante instrumento de diálogo e prevenção. O envolvimento dos profissionais fortalece a cultura de segurança e contribui para o desenvolvimento de iniciativas que promovam ambientes de trabalho cada vez mais seguros, saudáveis e acolhedores para todos”, afirmou.
A CIPA é um importante instrumento de diálogo e prevenção. O envolvimento dos profissionais fortalece a cultura de segurança e contribui para o desenvolvimento de iniciativas que promovam ambientes de trabalho cada vez mais seguros, saudáveis e acolhedores para os colaboradores, refletindo também na qualidade da assistência prestada.
Compartilhar

