Tags

Janeiro Branco, Positive A Mente: HRLN promove ações sobre cuidados com a saúde mental

12 de janeiro de 2022

A Campanha “Janeiro Branco” promove a conscientização da promoção e proteção da saúde mental

Por Thaís Almeida

Cuidar de quem cuida é um dos valores do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que nunca fez tanto sentido quanto agora, quando os profissionais da área da saúde estão vivendo, há quase dois anos, uma luta incansável contra a pandemia da Covid-19.  Para cuidar da mente e das emoções dessas equipes, o ISG desenvolveu a campanha “Positive A Mente”,  com o objetivo de promover reflexões sobre a saúde mental e emocional e proporcionar um acolhimento desses trabalhadores.

No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, a campanha teve início na quinta-feira, dia 06, com a abertura da exposição “Positive A Mente” (slogan da campanha), no corredor que dá acesso ao refeitório. Lá, durante todo este mês, os colaboradores irão ver cartazes com frases, palavras e imagens reflexivas sobre cuidados com a saúde mental. Além disso, dentro do refeitório uma urna foi colocada para que as equipes possam deixar elogios para os colegas de trabalho – iniciativa nomeada como “Correio Positivo”.

A auxiliar administrativa da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRLN, Andreia Cristina de Faria da Silva, aprovou as ações e mais do que isso sentiu que o seu trabalho foi reconhecido com o elogio que recebeu de um colega. “Eu adorei receber o elogio, assim começamos a perceber que o nosso trabalho está sendo reconhecido. As fotos do corredor estão magníficas, bem incentivadoras. Hoje, quando passamos por aquele corredor temos até uma sensação de paz. Agradeço muito por esse reconhecimento”, comentou.

Completando as ações da campanha, a equipe do Serviço Psicossocial do HRLN irá percorrer as áreas da unidade e promover rodas de conversas in loco – para que as equipes possam refletir sobre a importância da saúde mental. “Janeiro é um mês em que refletimos sobre nossas metas, e por isso também deve ser um período para pensarmos em como estamos cuidando da nossa saúde mental: se meditamos, fazemos exercícios físicos, cuidamos do próximo, etc. É esse tipo reflexão que queremos que todos façam. Afinal, cuidar de nós mesmos e dos que estão ao nosso lado é um gesto de amor, e que garante saúde para todos”, comentou a psicóloga e coordenadora do Serviço Psicossocial do HRLN, Valéria Oliveira.

Símbolo da campanha Positive A Mente: o Tsuru

O origami de Tsuru, um tipo de dobradura, é o símbolo da campanha do Janeiro Branco do ISG. O Tsuru é um pássaro sagrado no Japão. Acredita-se que ele representa a longevidade, saúde, boa sorte e felicidade.  Para colaborar com a campanha, o movimento “Tsuru, a esperança”, formado por voluntários de diversas regiões, doou cerca de 400 origamis para o HRLN, usados para enfeitar o corredor da exposição e também para serem doados aos colaboradores durante as rodas de conversas.

Segundo o movimento “foram mentalizadas energias positivas e boas intenções em cada origami, para expressar carinho e gratidão a todos que enfrentam os desafios diários da pandemia, e desejos de força, e acima de tudo, esperança de dias melhores”.

Clique aqui e confira também outra doação realizada pelo movimento “Tsuru, a esperança” ao HRLN.

  • Colaboradores puderam elogiar seus colegas de trabalho no Correio Positivo

  • Equipe do Serviço Psicossocial do HRLN realizou rodas de conversas in loco e dinâmicas.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito