Tags

Olhar atento para salvar vidas: HRLN oferece treinamento sobre reconhecimento do paciente grave

9 de novembro de 2020

Por Thaís Almeida

O dia a dia dentro de um ambiente hospitalar requer muitas habilidades das equipes assistenciais, responsáveis pela segurança, cuidado e bem-estar do paciente. E uma das principais habilidades é o desenvolvimento de um olhar treinado para identificar pacientes gravemente doentes e assim oferecer precocemente o tratamento adequado.

Para aprimorar essa habilidade nas equipes do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes, o setor de Educação Continuada promoveu nos dias 28/10 e 04/11, o treinamento sobre “Reconhecimento do paciente grave”, ministrado pelos médicos intensivistas Dr. Marcelo Moock e Dra. Rosa Alheira.

“O objetivo do evento foi fazer um treinamento com os profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e outros), para o reconhecimento do paciente gravemente doente. Essa habilidade é muito importante, porque o reconhecimento precoce possibilita algumas intervenções oportunas, fazendo com que o paciente não deteriore e que a doença não progrida. Além disso, às vezes, medidas relativamente simples podem ser efetivas na estabilização deste paciente. Se pudermos fazer uma simplificação, diria que nosso objetivo é abrir os olhos dos profissionais que trabalham em unidades hospitalares que atendem pacientes que podem estar ou ficar gravemente doentes.  Foi o treinamento de um método eficaz para apurar o olhar clínico”, explicou o médico Dr. Marcelo Moock.

A capacitação, que foi dividida entre conteúdos teóricos e oficinas práticas, contou com a participação de cerca de 96 profissionais, separados em turmas, e mantendo o distanciamento social seguro, no auditório do HRLN.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito