Tags

Prevenção e cuidado: HRLN promove palestra sobre câncer de boca

1 de junho de 2021

Por Thaís Almeida

O HRLN realizou, nos dias 26 e 31 de maio, uma palestra sobre câncer bucal, como parte da campanha Maio Vermelho que aborda a conscientização sobre este tipo de câncer e também para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31/05, já que o cigarro é um dos principais fatores de risco desta doença.

A palestra ocorreu no auditório da unidade e foi ministrada pela ouvidora do HRLN Camila Figueira, que é cirurgiã dentista. “O câncer de boca geralmente acomete em 26% dos casos a língua, em 23% lábio, em 16% assoalho de boca, e em 11% glândulas salivares. Devemos ficar atentos a sinais como: lesões na cavidade oral ou lábios que não cicatrizem por mais de 15 dias, manchas na língua, gengiva, céu da boca e bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. O ideal é procurar uma unidade de saúde básica assim que notar tais sinais, para iniciar o quanto antes uma investigação e um possível tratamento oncológico, aumentando ainda mais as chances de cura”, comentou Camila.

No decorrer da palestra, colaboradores e trabalhadores de empresas terceiras do HRLN puderam ainda saber que o tabagismo é o agente mais associado ao câncer de boca, aumentando em até 8 vezes a chance de ter este tipo de câncer. Segundo dados apresentados no evento, o cigarro possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas, dessas 60 são cancerígenas.

“Além da associação ao cigarro e ao álcool, muitas pessoas não sabem que aumentamos as chances de ter câncer de boca com a exposição ao sol sem proteção. A radiação ultravioleta tem efeito cumulativo, por isso devemos sempre fazer uso de protetores, principalmente nós que moramos no Litoral”, lembrou Camila.

A palestra faz parte das ações da Comissão de Humanização do Hospital Regional do Litoral Norte, para cuidado da saúde e bem-estar dos trabalhadores da unidade.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito