Tags

Profissionais da assistência recebem treinamento das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente

26 de fevereiro de 2024

Assegurar a segurança dos procedimentos realizados foi foco do treinamento

O Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França, promoveu nos dias 20 e 21, o treinamento das Seis Metas Internacionais de Segurança, com objetivo de abordar os protocolos de segurança para assegurar a qualidade na assistência aos pacientes.

Durante o treinamento, foi apresentado a importância de cada meta e no dia a dia    com os cuidados de saúde do paciente, como: a Identificação correta dos pacientes; A implementação e melhoria no processo de comunicação dos profissionais de saúde; A segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; A realização de cirurgia segura e os procedimentos para garantir segurança ao paciente; A importância da higienização das mãos e; Os mecanismos para detectar possíveis riscos de quedas e a prevenção de lesões por pressão.

Para a enfermeira da Qualidade, Domingas Ieda, é muito importante conversar sobre o tema, mesmo sendo algo já conhecido pela equipe. ‘‘Estamos sempre criando barreiras para fortalecer a segurança dos procedimentos’’, pontua.

Na oportunidade, foi aplicado uma gamificação, que aconteceu da seguinte maneira, os colaboradores foram divididos em três grupos para participar de uma competição no QUIZ de perguntas e respostas. Ao final, todos receberam um brinde pela participação.

De acordo com a Juraciara Yagni, coordenadora da qualidade do HRLN, promover ações desse tipo, melhora a integração das equipes e ‘‘permite oferecer cada vez mais uma assistência de excelência’’, ressalta.

Participaram do treinamento 442 colaboradores, ministrado pela Domingas Ieda, enfermeira da Qualidade, sob orientação e supervisão da coordenadora da qualidade, Juraciara Yagni.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito