Serviço de Capelania Hospitalar é inaugurado no Hospital Regional do Litoral Norte
31 de janeiro de 2023
Por Kátia Kelly
Prestar apoio espiritual aos pacientes, familiares e amigos, promover a esperança, o acolhimento e a humanização, respeitar as crenças priorizando a espiritualidade e não somente a religião, são alguns dos serviços oferecidos pela capelania hospitalar recém- inaugurada no HRLN.
É importante ressaltar que o serviço de capelania não está vinculado a nenhuma religião específica, segundo a Eliana coordenadora do psicossocial “E, atualmente os indivíduos que possuem alguma crença religiosa apresentam melhor adesão ao tratamento, menores índices de depressão e ansiedade, com níveis mais elevados de bem-estar emocional”.
Reuniram-se para a inauguração da tarde do dia 25, a diretoria e toda a equipe da humanização, juntamente com as principais lideranças religiosas das diferentes matrizes.
Como um dos representantes das religiões africanas, especificamente o Camdoblé, Ataualpa de Figueiredo Neto do Líder relatou ter se emocionado com o convite, uma demonstração de fraternidade cumprindo o propósito da humanização.
Com a inauguração, a partir de agora, o uso da capela estará reservado estritamente para orações e celebrações religiosas devidamente agendadas pelo capelão nomeado, Pe. Elimar de Azevedo Ferreira. A sala da capelania ficará aberta 24 horas de segunda a segunda. O espaço conta um ambiente climatizado e contém uma mini-biblioteca que dispõe de livros espirituais, folhetos de diferentes denominações e bíblias para uso de todos familiares, colaboradores e visitantes.
Os interessados poderão solicitar atendimento ao paciente no leito, por meio de leituras bíblicas, orações, conselhos e apoio espiritual, atendimento aos familiares dos pacientes, reuniões de orações entre grupos. Os agendamentos poderão ser feitos junto a equipe do psicossocial no setor da internação ou pelo telefone (12) 3885-1468. As visitas religiosas poderão ocorrer diariamente, desde que agendadas antecipadamente, no horário das 15h às 17h.
Em caso de solicitação do paciente ou familiar, é permitido o líder religioso do paciente visitá-lo a qualquer momento, desde que seja comunicado à coordenação da capelania, Pe. Elimar.
O Hospital Regional do Litoral Norte agradece pela presença de todos os convidados.
Compartilhar