Simples, eficaz e essencial: HRLN mobiliza equipe em campanha pela Higiene das MãosHRLN

12 de maio de 2025
Nos dias 7 e 8 de maio, o Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França promoveu uma série de atividades educativas em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado anualmente em 5 de maio. A campanha deste ano trouxe como tema “Higiene das mãos não tira folga – um gesto simples que salva vidas todos os dias”, reforçando a importância dessa prática cotidiana na prevenção de infecções, especialmente no ambiente hospitalar.
As ações envolveram os colaboradores da unidade em dinâmicas lúdicas e participativas, como jogos interativos, desafios e brincadeiras que estimularam a prática correta da higienização das mãos de forma leve e engajadora. Um dos destaques foi a Cabine de Luz Negra, onde os participantes, após aplicar o álcool em gel, podiam verificar se a técnica utilizada era eficaz. A luz fluorescente revelava áreas das mãos que não foram devidamente higienizadas, promovendo aprendizado visual e prático sobre os cuidados necessários.
De forma divertida e educativa, dois profissionais caracterizados como a bactéria Acinetobacter baumannii — popularmente chamada de “Acineto”, conhecida por sua resistência a antibióticos — circularam entre os participantes interagindo com os colaboradores, provocando reflexões sobre a importância da prevenção e dos hábitos de higiene. A presença inusitada e bem-humorada dos personagens reforçou, de maneira criativa, o impacto que micro-organismos podem causar quando medidas simples, como a higiene das mãos, não são corretamente adotadas.
Dr. Daniel Drumond, diretor técnico do HRLN destacou a relevância da campanha como parte da cultura institucional de segurança e qualidade no atendimento: “A higiene das mãos é um dos pilares mais simples e, ao mesmo tempo, mais eficazes para evitar infecções. Valorizamos muito iniciativas como essa, que unem informação e participação dos colaboradores, reforçando o compromisso com a segurança do paciente,” ressaltou Drumond.
Segundo Wanessa Magalhães, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade ela enfatizou o impacto da atividade no cotidiano dos profissionais da saúde,“Nosso objetivo é que a higienização correta das mãos esteja presente na rotina de todos, sem exceção. Essas ações educativas têm o poder de transformar comportamento e tornar o cuidado mais efetivo, humano e seguro,” afirma.
A campanha reforça o compromisso do hospital com a promoção de práticas seguras e com a educação continuada dos profissionais da saúde, fortalecendo a cultura da prevenção e do cuidado com a vida.
Compartilhar