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Projeto pioneiro em São José dos Campos otimiza tempo de resposta para regulação de vagas

15 de outubro de 2020

Otimizar o tempo de resposta dasdemandas de recursos hospitalares enviadas pela Central de Regulação de Ofertade Serviços de Saúde (CROSS) é sempre um desafio para hospitais referenciadosda rede estadual do estado de São Paulo, ou seja, que recebem demandas deatendimento pela central de vagas da Secretaria de Estado da Saúde. No HospitalRegional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC), uma simplesideia tornou a resposta às solicitações mais rápida e eficiente, servindo deexemplo para outras unidades.

O Núcleo Interno de Regulação(NIR) do HRSJC desenvolveu, no início de junho, o painel tempo-resposta queotimizou o trabalho dos administrativos. “O painel é uma planilha dinâmica quemensura as demandas e, com ela, podemos analisar o tempo de resposta de cadasolicitação, de forma prática e eficiente, fazendo o atendimento dentro do prazoestipulado de 60 minutos”, explicou a enfermeira Tânia Bessa, coordenadora doNIR.

A ideia partiu do próprio setor,que encontrou uma oportunidade diante de um desafio. Foi criada uma planilha queclassifica basicamente a especialidade solicitada, o município de origem, o horárioque a solicitação foi feita ao hospital, o tempo que falta para atingir olimite e o status de atendimento, a partir da ficha de solicitação enviada pelaCROSS; tudo isso atualizado por minuto. “Estamos na terceira versão, o que vemfacilitando bastante e gestão da regulação e na junção de dados estatísticosconfiáveis referentes às demandas da CROSS”, declarou André Monteiro, assistenteadministrativo do NIR, criador do painel.

A ideia deu certo a ponto de ser referênciapara as unidades do ISG, a exemplo do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN),localizado em Caraguatatuba, que já utiliza a primeira versão. “O indicador degestão de qualidade exige que o hospital regulado do Estado cumpra esse tempoem pelo menos 85% dos casos. Isso gerava um trabalho árduo, que fazíamosmanualmente e de maneira fragmentada. Isso tudo foi melhorado com o painel”,comentou Cleide Aparecida Rosa, enfermeira Coordenadora do NIR do HRLN.

A CROSS é um órgão da Secretariade Estado da Saúde (SES) responsável por regular o acesso na área hospitalar eambulatorial, contribuindo para a integralidade da assistência, propiciando oajuste da oferta assistencial disponível às necessidades da população.

Painel Tempo x Resposta também é utilizado no HRLN, em Caraguatatuba.

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