HRSJC conquista selo inicial Amigo do Idoso
5 de setembro de 2022
Por Daniel Nakamura
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) recebeu no dia 26/08 o Selo Inicial “Município Amigo do Idoso”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do programa “São Paulo Amigo do Idoso”, que certifica os municípios e instituições paulistas que executam boas práticas voltadas às pessoas idosas referenciadas pela comissão do programa. A conquista veio no dia 09 de agosto de 2022 e é válida até agosto de 2023. O selo Inicial é primeiro nível na categoria de selos do programa.
Algumas ações foram implantadas para a obtenção desta acreditação, considerando os Eixos de Sistemas de Gestão Assistencial, Ambiente Físico, Comunicação e Informação:
- Implementação do diagnóstico com os idosos que frequentam o Hospital, seus cuidadores e profissionais (roteiros de entrevista e grupos focais padronizados);
- Levantamento das ações já realizadas pelo Hospital com foco nos idosos;
- Inserção das ações voltadas ao idoso no plano/planejamento do Hospital;
- Elaboração do plano de acessibilidade com foco nas necessidades dos idosos;
- Elaboração estratégica de educação permanente em envelhecimento e saúde do idoso para toda a equipe;
- Identificação e inclusão das necessidades dos idoso nas ações de humanização;
- Aprimoramento das boas práticas na assistência, priorizando os aspectos de segurança e conforto necessário ao atendimento da população idosa, comunidade e nossos colaboradores.
Segundo a coordenadora do setor de Qualidade Adeline Buss, “o selo representa todo o empenho e trabalho para oferecer atendimento de excelência ao público idoso e compreender as necessidades diferenciadas à assistência garante um olhar de ampliação do acolhimento e acessibilidade. O objetivo destas ações é oferecer atendimento de excelência a todo tipo de público. A necessidade de inclusão e autonomia desses pacientes têm sido foco para aprimoramento da qualidade estrutural e da forma de acolhimento e capacitação dos colaboradores e do investimento em acessibilidade de maneira geral. A população idosa exige uma assistência diferenciada, humanizada e prioritária”.
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