HRSJC é 1º do SUS a fazer abreviação de jejum pré-cirúrgico no Vale do ParaíbaHRSJC

28 de maio de 2019
Qualificar a recuperação, reduziro tempo de internação e otimizar os recursos públicos. Esse é o objetivo daabreviação de jejum pré-cirúrgico realizada no HRSJC, que vem apresentandoresultados positivos em menos de um ano de operação. O hospital é pioneiro noSUS em cumprir este protocolo no Vale do Paraíba.
A abreviação de jejumpré-cirúrgico foi iniciada em julho do ano passado nos pacientes da Ortopediae, no dia 27 de maio deste ano, foi expandida para os pacientes da Cardiologia.“Com a abreviação de jejum, o paciente fica menos estressado e com menor picohiperglicêmico pós-cirúrgico, fazendo com que ele se recupere melhor e maisrápido”, explica Daniella Mazzaferro, coordenadora de Nutrição eFonoaudiologia, que adaptou o protocolo também para pacientes diabéticos. “Aimplantação foi feita em tempo recorde, com o objetivo de oferecer o melhorserviço ao paciente e otimizar os recursos públicos”, completa.
A orientação aos pacientes éfeita pela equipe de Nutrição, que explica individualmente como é o protocolo ea importância de ficarem menos tempo em jejum. Bem informados, os pacientesparticipam de todo processo com mais tranquilidade e conscientes de comoproceder.
Como funciona: o pacienteinternado recebe uma dose de Maltodextrina 6 horas antes da cirurgia e, 3 horasantes, metade da dose. Assim, é possível manter os níveis de glicemia adequadoantes e após a cirurgia.
Uma pesquisa realizada em 2013,pela revista ClinicoEconomics and Outcomes Research, com foco na cobertura doimpacto econômico da política de saúde e da organização dos sistemas de saúde,nos Estados Unidos, aponta que a abreviação de jejum consegue reduzir 95% doscustos, pois a maior parte daqueles que passam por esse protocolo não temnecessidade de serem encaminhados à UTI. A abreviação de jejum no HRSJC ébaseada no Projeto Acerto (nacional) e no protocolo ERAS Society(internacional), seguidos em hospitais de grande referência no país e no mundo.
Compartilhar