HRSJC investe em capacitação comportamental e alcança 98% de satisfação entre colaboradoresHRSJC

28 de agosto de 2025
Por Danyelle Fuad
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) concluiu recentemente um ciclo de capacitações comportamentais voltado para diferentes públicos internos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento humano e profissional da equipe.
No total, foram 75 horas de treinamento que reuniram 391 colaboradores, entre Administrativos, Enfermeiros, Equipe Multiprofissional, Jovens Aprendizes, Supervisões, Técnicos de Enfermagem, Maqueiros, Técnicos de Farmácia e Técnicos de Radiologia.
Os encontros abordaram temas fundamentais para o dia a dia no ambiente hospitalar, como Autoconhecimento e Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe, Comunicação Assertiva, Liderança Humanizada, Diversidade e Inclusão, Orientação ao Usuário, Ética, Feedback e Delegação, além de Gestão do Tempo.
O resultado foi um índice de satisfação de 98% entre os participantes, reflexo da relevância dos conteúdos e da troca de experiências proporcionada durante as capacitações.
Para Anelane Duarte, Supervisora de Gestão de Gente do HRSJC, o retorno é instantâneo. Além de habilidades técnicas, o cuidado em saúde requer pessoas preparadas para lidar com desafios nas interações humanas. Esse ciclo de capacitações possibilitou fortalecer competências comportamentais essenciais que refletem diretamente no clima organizacional, na qualidade da assistência ao paciente, promovendo um ambiente onde profissionais e pacientes se sintam genuinamente cuidados.
A percepção positiva também veio dos colaboradores que participaram dos treinamentos. Deusa Carvalho, auxiliar administrativo do NIR, destacou como a experiência contribuiu para sua rotina: “Foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto para minha rotina de trabalho quanto para minha vida pessoal. Os treinamentos me ajudaram a desenvolver maior equilíbrio emocional, a aprimorar a comunicação com meu setor e outros colaboradores, e a compreender melhor os aspectos que ainda posso melhorar. Descobri qualidades que nem sabia que tinha. Isso me trouxe mais confiança, motivação e clareza para lidar com desafios do dia a dia”, destacou.
Com iniciativas como essa, o HRSJC reafirma sua missão de “cuidar de quem cuida”, valorizando cada integrante da equipe e garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população do Vale do Paraíba.
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