Reabilitação de LCA prepara pacientes para voltarem às atividades normais precocemente
14 de junho de 2019
A lesão do Ligamento do Cruzado Anterior (LCA) é um problema cada vezmais comum, principalmente entre jovens e adultos que praticam exercíciosfísicos e, muitas vezes, é resolvido através de cirurgia. Pensando em devolver essespacientes mais rápido às suas atividades normais, a Fisioterapia do HospitalRegional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) montou um grupoespecífico, voltado para a recuperação rápida, que já promoveu 10 altas, emmenos de 6 meses.
O paciente que passa pela cirurgia para restaurar a anatomia e abiomecânica normal do joelho, passa por sessões de fortalecimento da musculaturapara evitar novas lesões. Em apenas 30 sessões, em média, o paciente serecupera e está preparado para retomar as atividades físicas. “Nosso protocolovisa devolver amplitude de movimento do joelho, fortalecimento musculargradativo, evoluindo para mecanoterapia, exercícios de pliometria e treinamentode corrida leve, em pacientes que são aptos, em menos de 6 meses de cirurgia”,explica Gisele Casagrande, fisioterapeuta.
O grupo iniciou as atividades em janeiro deste ano e atende pacientes quepassaram por cirurgia específica de lesão do LCA, na unidade. Atualmente, 14 pessoasestão em tratamento.
Compartilhar