Equipes do AME de São José dos Campos recebem treinamento para evitar desistências de tratamento
29 de abril de 2024
Por Aline Campos
Apesar dos avanços proporcionados pela criação de linhas de cuidados para agilizar o atendimento, ainda é comum que um número expressivo de pacientes não siga as recomendações médicas e abandone o tratamento, o que aumenta as chances de piora no quadro de saúde, novas intervenções médicas e, em muitos casos, reinternações que não seriam necessárias.
Com o objetivo de reduzir este cenário, o Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME) criou um fluxograma de atendimento e um treinamento especializado para as equipes multiprofissionais e equipe administrativa que digitaliza e arquiva os prontuários para evitar o abandono do tratamento pelo paciente. O treinamento incluiu orientações com foco na humanização, nos direitos dos usuários e nas orientações sobre a importância de o paciente concluir o tratamento em todas as suas fases, aderindo de forma consciente e comprometida à adesão do seu próprio cuidado. O treinamento também incluiu protocolo e normas que envolvem intervenções da equipe em casos de pacientes desistentes.
De acordo com a supervisora de enfermagem do AME SJC, Camila von Jakitsch, a desistência do tratamento na unidade geralmente ocorre pela falta de conhecimento dos pacientes em relação ao diagnóstico/doença e pela busca por tratamentos mais próximos à residência, já que grande parte dos usuários são de fora do município. “Queremos garantir que o usuário esteja consciente das questões relacionadas à sua saúde, além de quantificar as desistências para que novas estratégias possam ser traçadas. Além disso, queremos que nossos profissionais estejam cada vez mais capacitados para reconhecer e sanar dúvidas que possam garantir a continuidade desses tratamentos até a alta médica. Para isso, as equipes de saúde devem estar atualizadas nos temas referentes aos direitos do paciente e humanização no atendimento”.
Além do treinamento, o fluxograma de orientação será disponibilizado para a equipe com o intuito de indicar o passo-a-passo e as orientações que devem ser disponibilizadas aos pacientes.
“A nossa meta é termos um indicador de impacto desse fluxo que será medida por meio da redução das taxas de absenteísmo ao longo dos próximos seis meses, onde a equipe espera também levantar com mais eficácia o perfil do paciente que opta por desistência do tratamento”.
Compartilhar