Equipes do AME de São José dos Campos recebem treinamento para evitar desistências de tratamento
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29 de abril de 2024
Por Aline Campos
Apesar dos avanços proporcionados pela criação de linhas de cuidados para agilizar o atendimento, ainda é comum que um número expressivo de pacientes não siga as recomendações médicas e abandone o tratamento, o que aumenta as chances de piora no quadro de saúde, novas intervenções médicas e, em muitos casos, reinternações que não seriam necessárias.
Com o objetivo de reduzir este cenário, o Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME) criou um fluxograma de atendimento e um treinamento especializado para as equipes multiprofissionais e equipe administrativa que digitaliza e arquiva os prontuários para evitar o abandono do tratamento pelo paciente. O treinamento incluiu orientações com foco na humanização, nos direitos dos usuários e nas orientações sobre a importância de o paciente concluir o tratamento em todas as suas fases, aderindo de forma consciente e comprometida à adesão do seu próprio cuidado. O treinamento também incluiu protocolo e normas que envolvem intervenções da equipe em casos de pacientes desistentes.
De acordo com a supervisora de enfermagem do AME SJC, Camila von Jakitsch, a desistência do tratamento na unidade geralmente ocorre pela falta de conhecimento dos pacientes em relação ao diagnóstico/doença e pela busca por tratamentos mais próximos à residência, já que grande parte dos usuários são de fora do município. “Queremos garantir que o usuário esteja consciente das questões relacionadas à sua saúde, além de quantificar as desistências para que novas estratégias possam ser traçadas. Além disso, queremos que nossos profissionais estejam cada vez mais capacitados para reconhecer e sanar dúvidas que possam garantir a continuidade desses tratamentos até a alta médica. Para isso, as equipes de saúde devem estar atualizadas nos temas referentes aos direitos do paciente e humanização no atendimento”.
Além do treinamento, o fluxograma de orientação será disponibilizado para a equipe com o intuito de indicar o passo-a-passo e as orientações que devem ser disponibilizadas aos pacientes.
“A nossa meta é termos um indicador de impacto desse fluxo que será medida por meio da redução das taxas de absenteísmo ao longo dos próximos seis meses, onde a equipe espera também levantar com mais eficácia o perfil do paciente que opta por desistência do tratamento”.
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