Ceap-Sol realiza roda de conversa sobre tipos de hepatites
28 de julho de 2023
Por Aline Santos
Ação faz parte das iniciativas da unidade em alusão ao Julho Amarelo e ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.
No dia 27 de julho, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade da SES-GO, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, promoveu uma roda de conversa para os colaboradores, visando alertar sobre os riscos das hepatites virais, as formas de prevenção e os sinais apresentados por essas doenças. A ação foi estruturada pelas equipes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Ao todo, cerca de 40 profissionais das mais diversas áreas da unidade participaram do bate-papo, conduzido pela infectologista, Pâmella Wander Rosa. A médica fez uma ampla explicação sobre as diferenças entre as hepatites, quais os principais vírus causadores das formas virais da doença e respondeu diversas perguntas dos participantes sobre a temática.
Segundo a médica, qualquer pessoa exposta a fatores de riscos, como relações sexuais desprotegidas e higienização inadequada das mãos pode contrair uma hepatite viral, por isso, é essencial promover essas ações de cunho orientativo e preventivo.
“Atualmente, existe vacina para as hepatites A, B, mas infelizmente ainda não existe para a variante C. Por isso, além de completar o esquema vacinal é necessário realizar exames periódicos, a fim de diagnosticar e tratar a hepatite de forma precoce, evitando o agravamento da doença”, reforça Pâmella.
A colaboradora Jociede Monteiro, que atua na área de higiene e conservação da unidade, comenta que a roda de conversa foi bastante esclarecedora. “A gente aprendeu mais sobre como se cuidar, prevenir a doença e os cuidados que precisamos ter dentro e fora do ambiente de trabalho”, pontua.
Outras iniciativas
Além da roda de conversa, o Ceap-Sol realizou, durante o mês de julho, ações sobre a prevenção de hepatites virais voltadas aos pacientes do ambulatório da unidade, incluindo blitz com orientações sobre a testagem e entrega de informativos com alerta sobre a importância da vacinação e demais formas de prevenção. Internamente, para os profissionais, foram compartilhados materiais com informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.
Compartilhar