Tags

Ceap-Sol realiza bate-papo sobre combate ao câncer de mama

11 de outubro de 2023

Por Aline Santos

Foram compartilhadas informações úteis focadas na saúde e bem-estar da equipe, em especial, sobre a prevenção ao câncer de mama.

Na última terça-feira (10/10), ocorreu, no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), a palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de mama. Os colaboradores, da unidade da SES-GO e gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes em Goiânia, receberam uma série de orientações do ginecologista João Lucas Neto.

O evento foi realizado em apoio à campanha do Outubro Rosa – que visa alertar a população sobre os fatores de risco para a doença e sobre a importância do diagnóstico precoce. Foram abordados diversos assuntos relacionados ao tema, a exemplo do autoexame, da realização de consultas médicas regulares e sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis para a prevenção da doença.

O médico falou sobre a história da mama – destacando que ela representa a vida e a alimentação, mas que também é uma fonte de doenças, como o câncer de mama. E, além de explicar sobre o câncer de mama, ele também detalhou como é feito o tratamento, em quais casos existe a necessidade de quimioterapia e radioterapia. “É importante que a mulher se cuide, se toque e aprenda a conhecer o seu corpo”, finaliza.

“Essa é uma oportunidade de reflexão sobre um câncer que é muito comum no nosso país, mas que pode ser prevenido. Quando descoberto, precocemente, as chances de cura podem chegar a de 95%, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)”, comenta Antônio Jorge de Almeida Maciel, diretor-executivo do hospital.

A psicóloga Hevelim Rótulo explica que ampliar essas orientações sobre o câncer de mama é de grande importância para a população e que em casos de suspeita ou diagnóstico do câncer de mama, é recomendável que a pessoa também faça o acompanhamento com um psicólogo, para reduzir distúrbios emocionais e assegurar a melhor adesão ao tratamento. “É importante que a pessoa tenha em mente que o câncer de mama tem grandes chances de cura, mas que para isso, é preciso que ela se envolva com o tratamento e melhore as suas condições gerais de saúde”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito