Serviço Social do CEAP-SOL: Acolhimento, resiliência e o resgate da dignidade humana
13 de dezembro de 2024
Unidade oferece suporte essencial para acesso a direitos e reconstrução de vidas
O Serviço Social desempenha um papel essencial no acolhimento de pacientes e de suas redes de apoio, incluindo amigos, cuidadores e outros membros da comunidade, além da família. No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), a equipe de Serviço Social atua de forma proativa, indo além do atendimento básico. O objetivo é garantir que cada pessoa assistida tenha o suporte necessário para acessar serviços e benefícios, promovendo sua dignidade e bem-estar.
Entre janeiro e outubro de 2024, o Serviço Social da unidade viabilizou documentos e benefícios para pacientes e suas redes de apoio. Foram emitidas duas certidões de casamento, cinco certidões de nascimento, 11 identidades e um CPF, além de atendimentos relacionados a benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por incapacidade temporária do INSS e auxílios de aluguel social. “O Serviço Social se coloca à disposição para tomar as providências necessárias, garantindo que cada paciente tenha acesso aos recursos essenciais”, enfatiza a Supervisora Psicossocial, Hevelim Rótulo.
Para muitos pacientes, o Serviço Social representa uma nova oportunidade de acessar direitos que antes pareciam distantes, especialmente após vivenciarem desafios e frustrações em outros setores. A equipe se compromete a oferecer orientações claras e precisas, facilitando o processo para que pacientes e suas redes de apoio saibam exatamente como obter os direitos que lhes pertencem. Esse suporte se torna fundamental para reestabelecer o acesso dos pacientes a uma rede de proteção social.
Entre os atendimentos mais recorrentes estão orientações sobre benefícios como o BPC, a obtenção de medicamentos de alto custo e suporte na organização de consultas e exames. Sempre que possível, o Serviço Social vai além, buscando informações adicionais para que as orientações sejam completas e personalizadas, respeitando as necessidades individuais de cada paciente. Esse apoio torna-se essencial para que os pacientes possam seguir com seus tratamentos e viver com mais qualidade.
Para a Assistente Social, Juliana Gomes, esse trabalho é guiado pelo compromisso de viabilizar direitos e proporcionar, em um só espaço, o apoio necessário para que cada paciente possa continuar sua jornada de tratamento e cuidado com dignidade e esperança renovada.
Cuidando com amor
Há mais de um ano, um homem de 52 anos permanece no CEAP-SOL, aguardando um lar definitivo após ter sido transferido para a unidade devido a uma neurotuberculose que lhe causou graves sequelas. Ex-morador de rua em Anápolis, ele conta com o apoio do Serviço Social, que tem trabalhado intensamente para reconstruir sua vida, inclusive recuperando seu RG para que possa receber os benefícios do INSS e ser transferido para uma unidade de acolhimento. Natural do interior de São Paulo, o paciente enfrenta dificuldades para falar, perda de memória e limitações físicas que o obrigam a usar um andador, mas demonstra resiliência e generosidade, auxiliando até mesmo o colega de quarto acamado. Sua trajetória reflete a busca por dignidade e pertencimento, e o CEAP-SOL tem sido um espaço de amparo, permitindo que ele recupere a autonomia e, em breve, encontre um lar seguro e acolhedor.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Compartilhar