CEAP-SOL realiza 2º Simulado de Emergência e Abandono de Área em parceria inédita com o Corpo de BombeirosCEAP-SOL

24 de abril de 2025
Exercício reforça a preparação de colaboradores para agir com segurança em situações críticas
Por Ester Silva
Na última terça-feira (15), o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu o seu 2º Simulado de Emergência e Abandono de Área. A ação teve como foco o fortalecimento da cultura de segurança entre os colaboradores e contou, pela primeira vez, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
Coordenado pelas equipes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e da Brigada de Incêndio do CEAP-SOL, o exercício simulou um princípio de incêndio na cozinha da unidade, desafiando as equipes a colocarem em prática os protocolos de evacuação, contenção e comunicação emergencial.
A participação do Corpo de Bombeiros trouxe ainda mais realismo à atividade. O tenente Magalhães destacou que “a função dos brigadistas em uma situação como essa é sinalizar o local do incêndio, evacuar as pessoas com segurança, cortar a energia e o gás, e receber a equipe dos bombeiros, informando o que já foi feito”. Ele completou agradecendo a participação: “Esse simulado também é muito importante para as nossas equipes”.
Para Antônio Jorge, Diretor Executivo do CEAP-SOL, a realização de simulados periódicos é essencial para garantir a segurança de todos. “Este foi o segundo simulado que realizamos e, a cada edição, reforçamos a importância de treinar nossa equipe para agir de forma correta, rápida e segura diante de uma emergência real”, afirmou.
A técnica de segurança do trabalho Jordana Helen também enfatizou a importância do exercício como ferramenta preventiva. “O objetivo de um simulado de emergência é testar, avaliar e aperfeiçoar os procedimentos e a resposta das pessoas e equipes diante de uma situação crítica, de forma controlada e segura. Ele serve para preparar todos os envolvidos, garantindo uma reação rápida, eficaz e coordenada em uma emergência real”, explicou.
A iniciativa integra o compromisso do CEAP-SOL com a segurança do paciente e a prevenção de riscos, fortalecendo a atuação em rede e a cultura de cuidado no ambiente institucional.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Compartilhar