Tags

Warning: foreach() argument must be of type array|object, false given in /var/www/isgsaude.org.br/wp-content/themes/isg-saude-unidade/single-noticias.php on line 46

Ceap-Sol abre as portas para atendimento à populaçãoCEAP-SOL

10 de setembro de 2025

As ações ofertadas atraíram moradores de Goiânia e de outros municípios do Estado

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) abriu as portas à população nesta terça-feira (09/09) para a realização de atendimentos, consultas e exames. A ação, realizada pela terceira vez neste ano, teve o objetivo de proporcionar o acesso imediato a vários serviços e assegurar maior visibilidade à unidade, referência no atendimento a pessoas com doenças pneumológicas, HIV e condições neurológicas.

O Ceap-Sol é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes. A iniciativa, denominada Ceap-Sol de Portas Abertas, atraiu mais de 400 pessoas, residentes em Goiânia e em municípios do interior. Durante todo o dia, foram ofertados à clientela, sem a necessidade de agendamento, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e teste de glicemia, atendimentos em nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e orientações com assistentes sociais.

Além da demanda espontânea, o Ceap-Sol proporcionou a realização de exames de imagem e consultas nas áreas de Dermatologia e Reumatologia a pacientes regulados. Muitas pessoas compareceram à unidade com o intuito de iniciar o tratamento de um problema que as afeta há alguns anos. O adolescente E. J., de 17 anos, por exemplo, viajou de Aragarças a Goiânia acompanhado de um cuidador, com a intenção de passar por uma avaliação com fonoaudiólogo e atenuar a dificuldade que apresenta na fala.

A recepcionista Laís Matias da Silva viu no Ceap-Sol de Portas Abertas a possibilidade de início do tratamento do filho, N., de 2 anos, que apresenta sinais de autismo. Ela disse que o bebê, que ainda não consegue falar, tem o encaminhamento de um pediatra para uma consulta com fonoaudiólogo. A diretora técnica do Ceap-Sol, Thaís Safatle, enfatizou que a ação teve o objetivo de criar um espaço de diálogo com a comunidade, estimulando o autocuidado, o acesso humanizado e o acompanhamento médico contínuo.

O gerente administrativo da unidade, Igor Guimarães, antecipa que está programada mais uma edição do Ceap-Sol de Portas Abertas neste ano e outras quatro edições no ano que vem. Ele ressaltou que, além de possibilitar o atendimento à população, a iniciativa tem como saldo positivo o maior conhecimento das pessoas sobre os serviços ofertados pelo Ceap-Sol.

 

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos) SES-GO

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito