Tags

CEAP-SOL adota placas de mobilidade para humanizar reabilitação de pacientesCEAP-SOL

25 de março de 2025

Ferramenta auxilia na recuperação e incentiva autonomia dos pacientes

 A fisioterapia desempenha um papel essencial na recuperação de pacientes internados, contribuindo para a mobilidade e a reabilitação completa. No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), um novo recurso foi implementado para otimizar esse processo: as placas de mobilidade.

O projeto, que foi aplicado em todos os leitos de internação da unidade, tem como objetivo humanizar a reabilitação, empoderar os pacientes sobre sua própria evolução e oferecer um acompanhamento mais detalhado à equipe multiprofissional. As placas ilustram, de forma simples e objetiva, os diferentes estágios de recuperação, permitindo que os pacientes visualizem seus avanços e compreendam melhor seu processo de reabilitação.

Cada placa indica um dos quatro estágios de mobilidade do paciente. No estágio Dependente, ele necessita de auxílio para todas as atividades diárias. Na fase de Sedestação, já consegue sentar-se na beira do leito, mas ainda não caminha. No nível de Ortostatismo, é capaz de ficar em pé, porém sem desenvolver a marcha. Por fim, no estágio de Deambulação, recupera totalmente a mobilidade, podendo andar e realizar tarefas diárias.

A supervisora de reabilitação do CEAP-SOL, Cristina Brandão, explica que a iniciativa foi inspirada em experiências bem-sucedidas de outras unidades de saúde. “Nossos pacientes costumam ter internações prolongadas e chegam bastante debilitados. Queremos proporcionar mais qualidade de vida, permitindo que tomem banho no banheiro e tenham momentos ao sol, por exemplo. A placa é uma ferramenta simples, mas extremamente eficiente para orientar essa jornada de recuperação”, destaca.

“O novo projeto de placas de mobilidade incluirá a aplicação da Escala de Fugulin em intervalos regulares e de curto prazo, permitindo a coleta de dados precisos sobre o nível de dependência dos pacientes e a análise da eficácia das placas na promoção da sua autonomia”, explica Bruna Paulino, Coordenadora Geral Assistencial do CEAP-SOL.

A evolução dos pacientes depende de um trabalho contínuo de fisioterapia, que inclui exercícios de fortalecimento muscular, mobilidade e reabilitação respiratória. “O paciente passa por uma avaliação funcional para identificar sua condição e definir o melhor plano terapêutico, seja com fisioterapia motora ou respiratória. A partir daí, aplicamos exercícios específicos para sua recuperação”, explica a profissional.

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito