Tags

Ceap-Sol promove palestra sobre atuação da fonoaudiologia em ambiente ambulatorial e hospitalar

11 de março de 2024

Por Aline Santos

Na última quinta-feira (7), a equipe do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio e Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade da SES-GO, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes em Goiânia, participou de uma capacitação sobre fonoaudiologia, abordando os principais conceitos e as áreas de atuação com enfoque ambulatorial e hospitalar. A proposta é disseminar conhecimento acerca do trabalho realizado pela fonoaudiologia para a reabilitação e qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a fonoaudióloga Deborah Honostório Duarte, a área de atuação profissional é bastante ampla. “Quando falamos de fonoaudiologia, as pessoas geralmente associam apenas à fala. Porém, temos uma abordagem integral. Atendemos desde crianças até idosos e com diversas situações de saúde, inclusive casos de disfagia. Ou seja, atuamos para que o paciente consiga se comunicar, mastigar, engolir e respirar plenamente. E, para isso, observamos as necessidades de cada pessoa”, destaca.

Para a supervisora de reabilitação da unidade hospitalar, Cristina Brandão, o evento foi de grande importância para destacar o escopo de trabalho e as iniciativas desenvolvidas pela fonoaudiologia. “A fonoaudiologia é essencial para a inclusão das pessoas na sociedade, para que elas consigam se comunicar com outras e executem as atividades necessárias para a manutenção da qualidade de vida”, afirma.

Atualmente, a área de fonoaudiologia do Ceap-Sol atende pacientes adultos e crianças com diversas situações de saúde, a exemplo de transtorno do espectro autista (TEA), afasia, disfagia e transtorno fonológico. Todos os pacientes atendidos pelo hospital são encaminhados pelo Complexo Regulador Estadual.

 

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito