CEAP-SOL reforça cultura de segurança do paciente com ações educativas e humanizadas em abrilCEAP-SOL

30 de abril de 2025
Ações envolvem profissionais e pacientes em práticas de escuta ativa, notificações de eventos adversos e auditorias para fortalecer a qualidade assistencial
Ao longo do mês de abril, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade do Governo de Goiás sob gestão do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promove uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da segurança do paciente.
A programação incluiu a campanha #EuNotifico, que tem como objetivo estimular a notificação de incidentes, falhas de processo, circunstâncias de risco e eventos adversos tendo como foco à segurança do paciente. Segundo Patrícia Souza, coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente do CEAP-SOL, a campanha- desenvolvida de janeiro a março – busca consolidar a chamada cultura justa, que encoraja profissionais a relatarem falhas sem receio de punições, promovendo responsabilização e melhorias contínuas nos processos de cuidado.
“Trabalhar com segurança do paciente é reconhecer que os erros existem, tratá-los de forma técnica e propor ações a fim de evitar que aconteçam novamente, bem como gerenciar e mitigar os riscos provenientes das práticas assistenciais. A notificação é um passo essencial para isso”, explica a coordenadora.
Outro destaque é a participação da unidade no Projeto Estações, promovido anualmente pelo ISG. A iniciativa aborda, ao longo do ano, temas fundamentais para a segurança do paciente, como identificação segura, prevenção de quedas e lesões por pressão, além do uso seguro de medicamentos. Em maio, por exemplo, o foco será a medicação segura.
Outro projeto em destaque é a campanha “O que importa para você?”, que está em fase de produção e será lançada em junho. A proposta é conhecer o paciente por meio do prontuário afetivo, valorizando nomes sociais, apelidos e preferências individuais. A ação visa fortalecer o cuidado centrado na pessoa, promovendo vínculo, escuta ativa e humanização do atendimento. “A escuta ativa é uma prática que fortalece o vínculo entre profissional e paciente e contribui diretamente para a segurança e bem-estar de quem está em tratamento”, reforça Patrícia.
Além das ações pontuais de abril, o CEAP-SOL mantém uma rotina permanente de visitas técnicas aos leitos para auditoria dos protocolos de segurança — que incluem ações como o uso correto de pulseiras de identificação, informações de gestão de risco à beira-leito e medidas preventivas de quedas, lesões por pressão dentre outras. Também foi aplicada uma pesquisa interna com os colaboradores para avaliar a cultura de segurança vigente e identificar possíveis pontos de melhoria.
Com iniciativas permanentes e campanhas estratégicas, o CEAP-SOL reafirma seu compromisso com a excelência no cuidado prolongado, promovendo um ambiente seguro, acolhedor e centrado nas necessidades de cada paciente.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros. Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Compartilhar