Tags

Entre o cuidado e a escrita, um talento que floresce no CEAP-SOLCEAP-SOL

25 de julho de 2025

Técnica em enfermagem concilia vida no hospital com a escrita

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade estadual gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes, é reconhecido por sua assistência humanizada a pessoas com doenças pneumológicas, HIV e condições neurológicas. Além da equipe multiprofissional que atua diariamente no cuidado dos pacientes, o CEAP-SOL abriga também histórias inspiradoras, como a da técnica em enfermagem Lucyana Rodrigues.

Há mais de 12 anos, Lucyana encontrou na escrita uma forma de expressão e sensibilidade. Participou de nove coletâneas literárias e atualmente se dedica à produção de dois livros autorais. “Comecei a escrever porque gosto. Não teve um acontecimento marcante, foi algo natural. Sempre tive afinidade com o lúdico”, conta.

Lucyana tem preferência por contos e poemas, e escreve sobre temas diversos da rotina hospitalar aos sentimentos mais subjetivos. Com sensibilidade, Lucyana também contribui com poesias e textos para eventos internos do CEAP-SOL, homenageando colegas de trabalho e levando leveza aos corredores do hospital. “Às vezes a ideia vem e eu já coloco no papel. Depois vou organizando com calma”, explica.

Além do trabalho na unidade, ela é mãe, avó, acadêmica de Serviço Social e mantém um perfil ativo em um portal literário. Agora, Lucyana se dedica a um novo projeto: o livro “HIV pelos seus olhos”, que busca reunir relatos de profissionais e pacientes. A proposta é dar voz às experiências vividas na instituição sob diferentes perspectivas da psicologia, enfermagem, medicina e também dos usuários dos serviços. “A ideia é mostrar que o cuidado vai além da técnica. É sobre olhar, ouvir, sentir. É isso que quero retratar”, resume.

Entre plantões, estudos e páginas escritas à mão, Lucyana mostra que talento e dedicação podem coexistir e que dentro das unidades de saúde há muito mais do que se vê à primeira vista.

Sobre o CEAP-SOL

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) foi fundado em 1995, inicialmente voltado ao acolhimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA). Posteriormente ampliou sua atuação para o atendimento de outras doenças infectocontagiosas. A unidade, que detém a certificação de Acreditação Hospitalar ONA II oferece cuidados integrados, que abrangem hospedagem temporária, internação hospitalar de longa permanência e atendimento ambulatorial especializado, com a missão de cuidar e salvar vidas, promovendo a autonomia e a reintegração social dos usuários.

Com uma estrutura única no país e atendimento personalizado, o CEAP-SOL conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde especializados. Essa abordagem garante cuidado contínuo e humanizado, atendendo às necessidades clínicas e funcionais dos pacientes, excelência assistencial, eficiência operacional e altos índices de satisfação pelo usuário.

Sobre o Instituto Sócrates Guanaes

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito