Tags

Equipe da SES-GO promove palestra sobre violência interpessoal e autoprovocada no Ceap-Sol

20 de março de 2024

Na última quinta-feira (14/03), profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoveram um treinamento para a equipe do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) sobre notificações de casos de violência interpessoal e autoprovocada. O evento foi conduzido por Adriana Martins Parreira (fonoaudióloga), Aline de Amorim Pimentel (assistente social) e Juliêta Maria da Costa Pinheiro (psicóloga).

Em um primeiro momento, as palestrantes apresentaram os aspectos legais que envolvem casos de violência interpessoal e autoprovocadas, destacando que a notificação deve ser imediata para violência sexual e tentativa de autoextermínio, conforme estabelecido pela Portaria MS/GM n.º 1.271, de 6 de junho de 2014. Nos demais casos, as profissionais explicaram que a notificação pode ocorrer semanalmente.

“A violência interpessoal e autoprovocada pode ser entendida como uso da força física ou do poder real em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou possa resultar em lesão, morte, dano psicológico, por exemplo,” pontua a psicóloga, Juliêta Maria. A especialista destaca ainda que as unidades de saúde e os profissionais que nelas atuam precisam estar devidamente preparados para o atendimento desses casos, visando minimizar os impactos negativos para a vítima.

Durante o evento, a psicóloga explicou ainda sobre o funcionamento do Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), implantado em 2006, pelo Ministério da Saúde. “Todas as notificações devem ser registradas no Viva, já que o objetivo é conhecer a magnitude e a gravidade das violências, possibilitando a construção de dados que subsidiem a criação de estratégias de prevenção, intervenção e a criação de políticas públicas focadas na prevenção das vítimas”, finaliza Pinheiro.

Além das explicações teóricas, as palestrantes também promoveram uma atividade prática em que simularam casos para os participantes preencherem as informações na ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Após isso, foi feita a apresentação de cada caso e a identificação dos pontos de ajustes, visando assegurar que a ficha seja preenchida corretamente, conforme orientações do manual entregue à unidade de saúde.

Segundo a supervisora do Núcleo Psicossocial, Hevelim Rótulo, o Ceap-Sol realiza várias ações de conscientização sobre os mais diversos tipos de violência e, ainda neste mês de março, será lançado um manual com orientações neste sentido. “Dentre essas iniciativas também produzimos um manual para atendimento de vítimas de violência e abandono que será lançado ainda neste mês de março, visando fortalecer o cuidado e amparo às vítimas”, finaliza.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito