Fisioterapia do CEAP-SOL promove Treinamento Especial em Emergências com participação do SAMUCEAP-SOL

25 de agosto de 2025
Ação prática reforça conhecimentos da equipe em primeiros socorros
Por Ester Pereira
Na última quinta-feira (21), o CEAP-SOL, unidade estadual gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes e referência em cuidado prolongado, promoveu um Treinamento Especial em Atendimento de Emergências, com a participação da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A iniciativa teve como principal objetivo reforçar os conhecimentos práticos dos profissionais da unidade em situações críticas que exigem resposta rápida e eficiente.
O treinamento foi conduzido pela equipe de Fisioterapia. Katiuscia Gomes, fisioterapeuta da unidade, abriu o encontro com orientações fundamentais sobre o que fazer, e o que evitar, em situações de urgência. Segundo ela, “o objetivo do nosso evento é trazer conhecimento em primeiros socorros e capacitação os colaboradores, para que estejam ainda mais preparados para agir com segurança e eficácia diante de emergências clínicas.”
Durante a atividade, os participantes vivenciaram uma oficina prática conduzida pela equipe do SAMU, que abordou técnicas essenciais como desobstrução de vias aéreas, uso de equipamentos de reanimação e a correta aplicação da massagem cardíaca. As demonstrações permitiram que os colaboradores praticassem os procedimentos em tempo real, aprimorando suas habilidades com o suporte de profissionais especializados.
Para Fernando Evangelista, integrante da equipe do SAMU, ações como essa são fundamentais em ambientes hospitalares: “É muito importante que os profissionais da saúde saibam como agir em situações de risco. Técnicas simples, quando bem aplicadas, podem salvar vidas”.
A supervisora de Reabilitação do CEAP-SOL, Cristina Brandão, reforçou a relevância da iniciativa ao destacar o impacto direto no cuidado com os pacientes. “Saber aplicar técnicas rápidas de primeiros socorros pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte. Estarmos preparados significa oferecer mais segurança e agilidade quando o tempo é decisivo”, afirmou.
O treinamento foi avaliado como altamente positivo pela equipe, tanto pela qualidade técnica quanto pela oportunidade de atualização prática em um ambiente colaborativo. A iniciativa reflete o compromisso contínuo do CEAP-SOL com a formação de seus profissionais e com a promoção de um atendimento mais humanizado, seguro e eficiente.
Sobre o CEAP-SOL
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) foi fundado em 1995, inicialmente voltado ao acolhimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA). Posteriormente ampliou sua atuação para o atendimento de outras doenças infectocontagiosas. A unidade, que detém a certificação de Acreditação Hospitalar ONA II oferece cuidados integrados, que abrangem hospedagem temporária, internação hospitalar de longa permanência e atendimento ambulatorial especializado, com a missão de cuidar e salvar vidas, promovendo a autonomia e a reintegração social dos usuários.
Com uma estrutura única no país e atendimento personalizado, o CEAP-SOL conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde especializados. Essa abordagem garante cuidado contínuo e humanizado, atendendo às necessidades clínicas e funcionais dos pacientes, excelência assistencial, eficiência operacional e altos índices de satisfação pelo usuário.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 25 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad desde 2012 e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade desde 2013.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Compartilhar