Tags

Intervenções e manejo da dengue é tema de palestra no Ceap-Sol

7 de março de 2024

Por Aline Santos

Ação visa reforçar protocolos de atendimento para casos de dengue, visando reduzir o índice de casos mais graves.

Para intensificar as iniciativas de melhoria contínua, na última terça-feira (5), o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) promoveu uma palestra para os colaboradores assistenciais com foco nas intervenções necessárias e no manejo para casos de dengue. O evento foi conduzido pela médica infectologista, Pâmella Wander Rosa.

À oportunidade, a profissional explicou o ciclo do vírus da dengue, destacando os protocolos de diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos com a doença. “O vírus cria uma resposta inflamatória no organismo, destrói as plaquetas e nos casos mais graves pode manifestar-se como sangramentos. Além disso, segundo a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é dividida em dengue sem sinais de alerta (dengue simples), dengue com sinais de alerta e dengue grave, portanto, mediante qualquer sintoma a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde para a realização dos exames e tratamento adequado”, esclarece.

Conforme a médica, a dengue pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, mas a gravidade varia conforme o sistema imunológico de cada pessoa. “Os idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas são os grupos de maiores riscos. Nestes casos, a vacinação contra a dengue é uma importante aliada”, ressalta.

Além das explicações sobre os impactos da doença no organismo, a infectologista ressalta a necessidade da eliminação de objetos que sirvam como foco para a proliferação de larvas, reforçando que todas as vasilhas de alimentação de animais devem ser higienizadas com água, sabão e água sanitária. Também é importante que as pessoas mantenham as suas residências limpas, eliminando lixos, garrafas vazias, pneus inutilizados, retirando a água dos pratinhos de plantas.

Situação de emergência

O estado de Goiás encontra-se em situação de emergência devido à dengue. Nesses primeiros meses de 2024 já foram confirmados 42.851 casos da doença. “O Estado de Goiás está trabalhando de forma contínua para a redução de casos e nossa unidade é uma das parceiras neste sentido. Estruturamos um comitê de crises sobre dengue na unidade e tratamos diariamente acerca do assunto. E, nossos leitos foram disponibilizados para pacientes que necessitam de internação, sendo que esse fluxo é coordenado pelo Complexo Regulador Estadual, revela a diretora técnica do Ceap-Sol”, Thais Safatle.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito