Marco institucional: CEAP-SOL passa a contar, pela primeira vez, com seu próprio Conselho Local de SaúdeCEAP-SOL
23 de janeiro de 2026
A solenidade foi marcada por diálogo, integração e fortalecimento da participação social na construção das políticas públicas de saúde
Por Ester Silva
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), passou a contar, pela primeira vez, com Conselho Local de Saúde próprio. A posse ocorreu no último dia 20, na Associação de Moradores do Setor Novo Horizonte, em Goiânia.
A cerimônia reuniu representantes da comunidade, usuários do serviço e profissionais das unidades de saúde da Região Sudoeste da capital. Durante o encontro, os conselheiros eleitos prestaram juramento e participaram de um momento de diálogo e reflexão sobre a relevância da participação popular na consolidação das políticas públicas de saúde.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Venerando Lemes de Jesus, apresentou aos presentes o Seminário de Formação dos Conselheiros de Saúde dos Conselhos Locais de Goiânia, destacando conteúdos fundamentais para qualificar a atuação dos conselheiros e ampliar o impacto das ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na categoria de trabalhadores do SUS, o CEAP-SOL passa a ser representado por Aucéria Augusta, Bruna Karlla, Alex Gomes e Rafael Silva. O colegiado também conta com representantes do segmento dos usuários da unidade: Antônio Santos, Valdemir Silva, Noemia da Mata, Maria Siqueira, Judite Marques e Maria Oliveira.
Para o diretor executivo do CEAP-SOL, Igor Guimarães, o Conselho Local de Saúde é um importante espaço democrático. “A instituição do Conselho Local de Saúde no CEAP-SOL representa um marco importante para a unidade. Trata-se de um espaço democrático e permanente, onde os usuários, trabalhadores e a comunidade podem apresentar suas manifestações, sugestões e percepções sobre os serviços prestados. Mais do que ouvir, o Conselho nos permite organizar essas demandas, dar devolutivas qualificadas e transformá-las em ações concretas de melhoria. Esse diálogo fortalece a gestão pública, amplia a transparência e contribui diretamente para a qualificação do cuidado ofertado à população.”
O Conselho Local de Saúde é responsável por acompanhar a implantação e a execução das políticas de saúde no âmbito da unidade, contribuindo para garantir a participação ativa da comunidade na gestão dos serviços vinculados ao SUS.
Sobre o CEAP-SOL
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL) foi fundado em 1995, inicialmente voltado ao acolhimento de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA). Posteriormente ampliou sua atuação para o atendimento de outras doenças infectocontagiosas. A unidade, que detém a certificação máxima de Acreditação Hospitalar ONA 3 oferece cuidados integrados, que abrangem hospedagem temporária, internação hospitalar de longa permanência e atendimento ambulatorial especializado. O CEAP-SOL conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde especializados, garantindo cuidado contínuo e atendendo às necessidades clínicas e funcionais dos pacientes. Está sob gestão do Instituto Sócrates Guanaes desde o ano de 2013.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
Com 25 anos de sólida experiência, o ISG é uma Organização Social de Saúde (OSS) sem
fins lucrativos, reconhecida por sua excelência na gestão de unidades públicas e privadas e pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é clara: cuidar e salvar vidas. Atualmente, é responsável pela gestão de oito unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em dez estados e 15 municípios brasileiros.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Compartilhar



