Campanha Setembro Laranja: pela segurança medicamentosa dos pacientes nas unidades geridas pelo ISG
29 de September de 2022
Todos os anos as unidades assistenciais geridas pelo ISG desenvolvem ações em prol da campanha Setembro Laranja, que remete à segurança do paciente. No ano de 2022, a “Segurança Medicamentosa” foi o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a campanha. O tema remete à terceira das “Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente”.
Entre as atividades desenvolvidas estiveram capacitações online e presenciais, tanto em auditórios quanto itinerantes, distribuição de materiais sobre a campanha, exposições, implantação de protocolos e até quiz, vestimenta e iluminação das fachadas remetendo à segurança do paciente, sobretudo a medicamentosa. Em todas as unidades os eventos foram capitaneados pelos setores de Qualidade e Educação Permanente.
A prática da intervenção farmacêutica, por meio da qual o setor de Farmácia analisa as prescrições médicas e, em casos de inadequações, contata os responsáveis para uma nova prescrição, foi uma das atividades exitosas desenvolvidas pelo Hospital Estadual Azevedo Lima (RJ) e abordadas na campanha. O Hospital alcançou alta pontuação na avaliação das práticas de segurança do paciente feita pela Anvisa no ano de 2021 devido a atividades como esta.
Em Registro (SP), o Hospital Regional desenvolveu o Protocolo da Sepse com o objetivo de garantir a identificação precoce, tratamento e monitoramento, com administração de antimicrobiano efetivo na primeira hora após o reconhecimento de sinais. As orientações já eram praticadas na Unidade, mas em apoio à Campanha ganharam uma documentação específica, visando à realização da melhor prática científica.
Uma apresentação de teatro e concurso de paródias marcou a campanha em Caraguatatuba (SP), no Hospital Regional do Litoral Norte, com foco na atualização dos profissionais sobre os protocolos de segurança do paciente. As equipes da Oncologia e da Clínica Médica ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, e foram premiadas com uma cesta de café da manhã.
O diretor técnico e médico infectologista do Hospital de Registro, Dr. Arnaldo D’Amore Zardo, destaca que quanto mais cedo for o combate, maiores são as chances do paciente.
O assistente social Benito Cunha, do Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos, ressalta que identificar e conhecer medicamentos é de muita relevância para todos os setores. Para ele, ter acesso à informação significa poder orientar o paciente da forma correta.
Para a coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Azevedo Lima, enfermeira Katia Magalhães, a segurança dos pacientes passa pela conscientização e identificação dos riscos para que se possa entender o que precisa ser feito. Um cuidado que só pode ser oferecido com qualidade com a permanente capacitação dos colaboradores que atuam diretamente na assistência dentro das instituições. “É sabido que 50% dos eventos adversos podem ser evitados, então vamos trabalhar para que sumam definitivamente e não atinjam os nossos pacientes”, finaliza Kátia.
I Mesa Redonda da Qualidade Corporativa ISG
Fechando as atividades em prol do Setembro Laranja, no dia 30/09 foi realizada uma mesa redonda online sobre “As melhores práticas ISG de segurança medicamentosa”, com a participação de profissionais de todas as Unidades geridas pelo Instituto. O objetivo foi promover discussões sobre boas práticas de segurança em medicamentos nas instituições.
Compartilhar