Tags

Cerca de 200 pessoas participam do seminário online sobre asfixia perinatal

2 de October de 2020

Por Olenka Lasevitch

 
A videoconferência “Setembro Verde Esperança – Conscientização sobre asfixia perinatal”, uma parceria ente o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e o Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros, foi realizada na última quarta-feira, dia 30 de setembro como parte das ações em prol da campanha contra a asfixia perinatal. Totalmente online e gratuito, o evento registrou 185 pontos de audiência, incluindo participantes reunidos nos escritórios e nas unidades gerenciadas pelo ISG, totalizando mais de 200 participantes interessados no tema.
Os apresentadores debateram a questão da  asfixia perinatal, que  é a terceira principal causa de morte neonatal no mundo, uma condição grave decorrente da falta de oxigenação ao recém-nascido em momentos próximos ao nascimento e que pode causar lesões neurológicas permanentes. Em termos mundiais, 1,15 milhões de bebês são atingidos anualmente pela asfixia perinatal.

O evento teve abertura do Diretor-Presidente do ISG, Dr.André Guanaes, e apresentação da Coordenadora Técnica da Saúde da Criança do Estado de São Paulo, enfermeira Roberta Ricardo Pires, que abordou o tema ‘Asfixia perinatal: um problema de saúde pública – dados do estado de São Paulo’. O outro tema do evento ficou por conta do Diretor Técnico do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR), unidade gerenciada pelo ISG em Itanhaém, SP, Dr. Cezar Kabbach, e da coordenadora da Neonatologia Dra. Marilene Kikissian Martins, que apresentaram a experiência do HRJR  – ‘Hipotermia terapêutica e vídeo AEEG’.

O evento contou ainda com um debate ao final, com a participação do Professor Titular do Departamento de Pediatria da FCM/Unicamp, Dr. Sérgio Tadeu Martins Marba; do Professor Associado de Pediatria da Divisão de Neonatologia do Hospital Infantil de Montreal, Dr. Guilheme Mendes Sant’anna; e do Coordenador da UTI Neonatal Neurológica da Santa Casa de São Paulo, Dr. Gabriel Variane. As coordenadoras da Neonatologia do HRJR, Dra. Marilene Kikissian Martins e Dra. Daniela Gabbia, foram moderadoras do debate.
Um dos principais valores perseguidos pelo ISG, desde a sua fundação, tem sido a promoção da saúde por meio da educação. Em 2019 foram realizadas centenas de capacitações presenciais ou por videoconferência nas unidades gerenciadas e escritório central. E em 2020, mesmo diante da pandemia, não tem sido diferente. Capacitações são promovidas constantemente por meio de eventos online, com o objetivo de promover a integração e o avanço profissional e pessoal das equipes.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito