Tags

Outubro Rosa nas unidades ISG: Conscientização e prevenção

25 de October de 2022

Em homenagem ao Outubro Rosa, campanha pela conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, as unidades geridas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desenvolveram atividades informativas e lúdicas para abordar o tema. O câncer de mama é, atualmente, o que mais acomete mulheres no Brasil e tem forte impacto na família, na saúde pública e na sociedade em geral. Pensado nisso, o ISG desenvolveu a campanha “O Cuidado está em nossas Mãos”, com foco foram nos colaboradores.

Entre as principais atividades desenvolvidas estiveram a divulgação de informações relevantes sobre estatísticas, prevenção, detecção e cura da doença por meio de palestras, esclarecimento de dúvidas, folderes e cartazes, além de atividades lúdicas relacionadas ao cuidado pessoal e atividades solidárias, como campanhas para arrecadação de lenços, perucas e outros acessórios para serem doados a mulheres que sofrem de alopecia devido ao tratamento quimioterápico. Vestimentas na cor rosa e iluminação da fachada também fizeram parte da campanha nas unidades.

Única unidade que oferece tratamento oncológico, o Hospital Regional do Litoral Norte promoveu também atividades com foco nas pacientes, incluindo  aulas de turbante, maquiagem, coffebreak e sorteio de brindes, entre outras atividades com foco na autoestima para as pacientes em tratamento na unidade. As atividades foram organizadas de forma voluntária por diversos profissionais da unidade e tiveram o apoio dos pacientes.

Depoimentos:

Hospital Regional do Litoral Norte – Caraguatatuba

“Logo que o hospital abriu aqui na cidade, pedi para o meu tratamento ser transferido para cá e foi a melhor coisa que fiz, pois aqui me sinto em casa, ganhei novos amigos e maior qualidade de vida, hoje estou participando desse evento e estou muito satisfeita com o atendimento humanizado que prestam aqui, porque faz toda diferença nas nossas vidas, amanhã será meu aniversário e já comecei a festejar hoje“, comemorou a paciente Rose, moradora de Caraguatatuba.

Ambulatório Médico de Especialidades – São José dos Campos

“A nossa Unidade se preocupa em oferecer assistência holística e multidisciplinar. E para que isso aconteça de forma ágil e humana, temos um profissional à frente do gerenciamento da linha de cuidados, que tem beneficiado pacientes com diagnóstico precoce, apoiando para que o processo de tratamento e cura possa ser um caminho de enfrentamento com mais esperança”, explica Gabriela Barros, supervisora de enfermagem do Ambulatório Médico de São José dos Campos, que oferece exames para detecção do câncer de mama.

Hospital Regional de Registro

Para a enfermeira Hospital Regional de Registro, Claudineia Antiqueira, a programação resgatou o autocuidado. “A minha melhor experiência dos últimos tempos. Mais uma vez o HRR se superou na arte de cuidar de gente que cuida de gente. As ações do Outubro Rosa foram maravilhosas. Muita informação, muito cuidado. E resgatou a ideia de autocuidado, tanto na saúde, quanto na autoestima das mulheres. Parabéns a todos os envolvidos!”.

 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito