Gestão do Hospital Estadual Azevedo Lima – Posicionamento Oficial ISG
1 de March de 2023
28/02/2023 – O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) geriu o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) no período entre fevereiro/ 2014 e fevereiro/2023, por meio de contratos firmados com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), após vencer duas licitações públicas. Durante estes nove anos de gestão junto com a SES/RJ, a vigência dos contratos foi renovada todos os anos. O HEAL é um hospital de alta complexidade, referência em maternidade de alto risco, cirurgia, emergência, único hospital estadual públicos portas abertas para uma população de mais de 2 milhões de habitantes (Região Metropolitana II). Nesse período houve diversos avanços, em parceria com a SES/RJ, na melhoria da gestão e da assistência promovendo saúde digna, eficiente e transparente para a população.
No dia 18/01/2023, no entanto, o ISG foi formalmente informado pela SES/RJ que o contrato de gestão não seria renovado em decorrência da Lei nº 8.986, de 25 de agosto de 2020, que estabelece a revogação da administração das unidades de saúde estaduais do Rio de Janeiro por meio de Organizações Sociais de Saúde a partir de 31 de julho de 2024. Desde o dia 27 de fevereiro de 2023, portanto, a gestão do HEAL foi transferida para a Fundação Estadual de Saúde.
No dia 26 de janeiro de 2023, o Diretor-Presidente do ISG, Dr. André Guanaes, esteve reunido com todas as equipes do Azevedo Lima, incluindo colaboradores de todos os vínculos, para informar sobre a finalização do contrato. No dia 27 de janeiro, todos os colaboradores deram início à assinatura do aviso prévio. No total, são cerca de 1,2 mil colaboradores CLT e cerca de 260 PJs.
Uma comissão de transição foi criada pela SES-RJ e Fundação Estadual de Saúde, com a participação do ISG, com o objetivo de evitar a descontinuidade na prestação dos serviços de saúde.
Durante a gestão do ISG o HEAL manteve uma média mensal superior a 8 mil atendimentos em urgência, emergência e ambulatoriais, cerca de 300 cirurgias, 900 internações, 6.5 mil exames de imagem e mais de 47 mil exames laboratoriais todos os meses. Neste período, nem por um dia sequer, o HEAL teve suas portas fechadas à população, mesmo diante de crises políticas e financeiras, à grande greve dos caminhoneiros que parou o país e a uma pandemia que perdura há mais de dois anos.
A pesquisa de satisfação dos clientes neste período esteve sempre acima de 90% durante os quase nove anos de gestão e o hospital chegou a ter o melhor desempenho no PROADI/MS entre os 120 hospitais públicos participantes.
O sucesso da atual gestão, superando todas as dificuldades durante todo o período, só foi possível devido ao compromisso dos colaboradores, fornecedores, parceiros e colegas de “cuidar e salvar vidas”. O ISG agradece à SES-RJ, mais uma vez, pela parceria e confiança depositada e deseja à Fundação Estadual de Saúde todo êxito nessa jornada.
Informações para a imprensa:
imprensa@isgsaude.org
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