Saúde em Nossas Mãos: equipe da UTI Adulto do HRJR participa de qualificação presencial

30 de novembro de 2022

Por Agenilson Santana

A equipe da UTI Adulto participou nos dias 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre, da 4ª edição da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) do projeto Melhorando a Segurança do Paciente Em Larga Escala no Brasil – Saúde em Nossas Mãos, promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O evento faz parte da metodologia que visa a qualidade e a segurança do paciente, e trabalha em ciclos de aprendizado, com encontros de compartilhamento do conhecimento técnico, metodológico, proporcionando discussões das melhores práticas realizadas pelas equipes dos hospitais participantes do projeto.

Nesta edição, participaram representantes de 23 hospitais de diversos estados do país, com atividades para fortalecer a troca de experiência entre instituições públicas e privadas em torno do tema principal: reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Escolhida para destacar as ações do projeto implantadas na unidade, a equipe do HRJR apresentou a prática da visita multiprofissional diária e os resultados obtidos, como o comprometimento dos profissionais, melhora na coleta das culturas e na comunicação na transição do cuidado.

Para a fisioterapeuta Nayra Gomes Peres, o evento cumpriu uma etapa importante do projeto e validou o trabalho da equipe. “A experiência foi incrível, tivemos muitos treinamentos e o aprendizado superou todas as expectativas. Nosso hospital foi muito elogiado, estamos muito bem. Apresentamos com excelência nossas conquistas e metas alcançadas, e fomos parabenizados pelos representantes do HUB Hospital Sírio Libanês, que faz nossa coordenação dentro do projeto. Voltamos com muitas ideias para colocar em prática, parabéns a toda equipe assistencial da UTI Adulto, que são a ponta nesse projeto”, destaca.

Segundo a diretora técnica interina do HRJR, Dra. Célia Cristina Brasileiro de Souza, o projeto contribui para melhorar os indicadores da unidade. “Tivemos uma melhoria importante na taxa de adesão à higiene de mãos e fomos elogiados pela taxa muito baixa de PAV (Pneumonia Associada à Ventilação). Observamos que o projeto melhorou o trabalho em equipe, melhorou a adesão dos funcionários aos Bundles, que são pacotes de ações que reduzem o risco de infecção. A cultura da segurança do paciente cada vez está mais presente nas equipes após o projeto”, diz.

A diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage, reforça a importância do empenho dos profissionais com as boas práticas do projeto. “É uma satisfação receber o reconhecimento do trabalho da nossa equipe, validar que estamos no caminho certo, que cumprimos todas as metas do projeto, que nossas práticas estão alinhadas aos principais hospitais do país e que estamos impactando positivamente na vida dos nossos pacientes.”

Projeto Saúde em Nossas Mãos

O HRJR integra o grupo de 193 hospitais de todo o país participantes do projeto Melhorando a Segurança do Paciente Em Larga Escala no Brasil – Saúde em Nossas Mãos, que tem como meta reduzir em 30% a incidência das três principais infecções relacionadas à assistência à saúde em UTIs, em 24 meses.

A iniciativa é coordenada pelos seis hospitais de excelência que integram o PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa).

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito