Diretoria implanta metodologia para agilizar as decisões e a comunicação

31 de julho de 2024

Por Agenilson Santana

Para ampliar a comunicação entre as equipes, otimizar fluxos e priorizar demandas com foco na qualidade da assistência ao paciente, a Diretoria do HRJR promove diariamente reuniões rápidas com os profissionais assistenciais e administrativos envolvidos nas diversas atividades realizadas no hospital.

Conhecido como “Daily Huddle”, os encontros duram em torno de dez minutos, logo no início da manhã, com a presença de colaboradores, equipes médicas e lideranças reunidas em um grande círculo, onde todos têm boa visualização dos participantes para rever as prioridades e garantir que as equipes estejam alinhadas em relação às metas e tarefas do dia.

O intuito é possibilitar uma visão sistêmica das demandas da assistência, com a revisão dos processos, ajuste de rotinas e a antecipação de intercorrências com agilidade na solução de qualquer situação adversa.

A iniciativa também melhora as relações interpessoais ao realizar a comunicação direta, que fortalece o vínculo institucional entre as equipes multidisciplinares e possibilita a aproximação das áreas assistenciais e administrativas, criando um ambiente de parceria e colaboração.

Para a diretora técnica do HRJR, Dra. Keila Alves Franchin, o Daily Huddle tem demonstrado ser uma ferramenta importante para a comunicação e cultura organizacional e o alinhamento de processos. “Durante as reuniões, atualizamos o status das principais demandas, identificamos pendências que possam impactar na assistência ou oportunidades para melhorar o tempo de internação, por exemplo. Por isso, é fundamental a participação de todos os envolvidos”, ressalta.

A diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage Silvério, explica que os encontros diários eliminam as barreiras entre os setores, melhoram os fluxos, a qualidade e a segurança do paciente. “É uma forma de garantir que as decisões e os processos sejam compreendidos por todos, o que fortalece a responsabilidade e a confiança entre as equipes”, esclarece.

 

Metodologia Huddle

O Daily Huddle é uma metodologia proposta pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma instituição americana que busca promover avanços científicos na área de saúde, visando melhorar a segurança do paciente e a qualidade do atendimento hospitalar.

O conceito sugere uma reunião diária e rápida entre membros da equipe, utilizada para alinhar as atividades do dia, discutir prioridades, resolver problemas emergentes e garantir que todos estejam informados sobre o que está acontecendo, com o intuito de melhorar a comunicação e a coordenação entre os profissionais de saúde.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito