Gincanas e rodas de conversa marcam o mês dedicado à amamentação
1 de setembro de 2021
Por Agenilson Santana
Por meio de gincanas e rodas de conversa com profissionais, pacientes e familiares, a Comissão de Aleitamento Materno do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, realizou ações no Agosto Dourado destacando a importância e os benefícios da amamentação para o bebê e para as mães que promovem este ato de amor.
Seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, rodas de conversa possibilitaram um diálogo entre a equipe assistencial, gestantes e puérperas, esclarecendo dúvidas, mitos e verdades na amamentação.
Entre os temas abordados, a equipe apresentou os Dez Passos para o Sucesso da Amamentação, pega e posicionamento, grupos de apoio, a importância da doação de leite materno e o impacto na mortalidade infantil.
Os colaboradores assistenciais e administrativos participaram de gincana com perguntas e respostas, e as equipes da Maternidade e UTI Neonatal apresentaram às puérperas paródias musicais abordando o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, da campanha Agosto Dourado 2021.
Com ações que acontecem durante todo o ano, a Comissão de Aleitamento Materno do HRJR mobiliza colaboradores e pacientes a partir de iniciativas para promover e estimular a amamentação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
Compartilhar