HRJR comemora Novembro Roxo com foco no futuro dos prematurosHRJR
28 de novembro de 2025
Unidade realizou palestras, ações de sensibilização e oficina do método canguru com os colaboradores
Por Silas Macedo
O Hospital Regional Jorge Rossmann, referência na assistência obstétrica, atendimento neonatal, proteção e aleitamento materno, realizou nos dias 18 e 25, ações para comemorar o Novembro Roxo – Mês de Sensibilização à Prematuridade, com palestras, ações de sensibilização, treinamentos e protocolos sobre os cuidados com os prematuros.
Com o tema “Garanta aos prematuros começos para futuros brilhantes”, a coordenadora da neonatologia do HRJR, Dra. Marilene Kiskissian Martins, realizou a abertura oficial do evento, destacando a importância de todos os colaboradores terem consciência da causa e serem multiplicadores. Na sequência a especialista explanou técnicas de reanimação neonatal para bebês com idade gestacional menor que 34 semanas.
A enfermeira da Neonatologia do HRJR, Tatiane Luan Costa Teixeira, apresentou as técnicas para o controle térmico dos bebês prematuros, destacando o quanto a perda de temperatura é prejudicial a estes bebês. “Para cada 1º C de queda de temperatura corporal do recém-nascido, há um aumento de 28% na taxa de mortalidade neonatal”, frisou.
A coordenadora do Banco de Leite Humano de Peruíbe e membra da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, foi convidada para falar sobre luto perinatal e doação de leite humano. “Culturalmente o luto das mães que perdem seus bebês durante a gestação ou logo após o nascimento, sejam prematuros ou não, é abordado sem empatia e com pouca delicadeza”, destacou.
A médica explicou que a doação de leite humano pode ajudar na ressignificação do luto, permitindo que por meio deste gesto generoso, as vidas de outros bebês possam ser salvas.
Para encerrar as ações, no dia 25, foi realizada uma oficina do Método Canguru – prática que almeja promover a saúde integral do bebê por meio da aproximação contínua com os pais. A técnica engloba o contato pele a pele, a participação ativa da família e a promoção do aleitamento materno. A oficina foi conduzida por integrantes da equipe multidisciplinar que atuam na maternidade e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neo do HRJR.
A diretora técnica do HRJR, Dra. Keila Alves Franchin, afirmou que neste Novembro Roxo, o hospital reforçou seu compromisso com a atenção integral ao recém-nascido prematuro e ao acolhimento das famílias afetadas pela prematuridade. “Nossa missão — Cuidar e Salvar Vidas — orienta investimentos em protocolos de cuidado neonatal e na capacitação contínua para reduzir riscos e melhorar desfechos. Juntos podemos transformar atenção em vida e esperança para os pequenos que precisam de cuidados especiais”, pontuou.
Compartilhar

