HRJR comemora o Agosto Dourado com palestras, gincanas e rodas de conversa

5 de setembro de 2024

Por Agenilson Santana

Referência na proteção e apoio ao aleitamento materno na região, o Hospital Regional Jorge Rossmann promoveu, durante o mês de agosto, palestras, gincanas e rodas de conversa voltadas aos colaboradores e puérperas para informar, incentivar e reforçar o compromisso de todos sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

De forma lúdica, as equipes da UTI Neonatal e Pediatria realizaram ao longo do mês diversas atividades com as mães dos bebês internados na unidade, esclarecendo dúvidas e explicando os benefícios do leite materno para a saúde e o desenvolvimento integral das crianças.

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Comissão de Aleitamento Materno do HRJR reuniu os profissionais no auditório da unidade para participar de palestras, reforçar as diretrizes e fazer uma retrospectiva da conquista do título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, coordenada pelo supervisor de Nutrição e presidente da Comissão Felipe Neves Fernandes.

As palestras tiveram como base a Campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024 do Ministério da Saúde, que teve como tema central “Amamentação, apoie em todas as situações”, uma iniciativa de conscientização alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Apresentado no HRJR pela pediatra Dra. Daniela Gabbia, o tema da campanha deste ano tem como objetivo garantir o direito à amamentação, com atenção especial às lactantes em situação de vulnerabilidade, além de apoiar a amamentação em estado de emergência, calamidade pública e desastres naturais.

As psicólogas do HRJR, Ana Maria Guimarães e Andréa Arcos, apresentaram a palestra “Reduzir dificuldades – foco nos grupos vulneráveis”, abordando a garantia da sobrevivência e o bem-estar das crianças para redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação.

A coordenadora médica da UTI Neonatal do HRJR, Dra. Marilene Kiskissian Martins, abordou o tema “Vencendo a falta de conhecimento e o excesso de desinformação no apoio à amamentação”, sensibilizando os profissionais de saúde quanto à importância da orientação e ações educativas sobre os benefícios do aleitamento materno para o bebê e para as mães que amamentam.

A pediatra Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, especialista em amamentação e responsável pelo Banco de Leite Humano de Peruíbe, apresentou a palestra “O trabalho informal e as taxas de amamentação – como apoiar?”, mostrando iniciativas para evitar o desmame precoce, com a  promoção, proteção e apoio à amamentação no trabalho.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito