Tags

HRJR realiza evento para celebrar o Outubro RosaHRJR

5 de novembro de 2025

Unidade promoveu rodas de diálogo com profissionais da saúde que venceram a doença e momentos de pausa e autocuidado

Por Silas Macedo

Para celebrar o Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Hospital Regional Jorge Rossmann realizou nos últimos dias 30 e 31, uma programação com roda de diálogo sobre o tema e ações para momentos de pausa e bem-estar para os colaboradores.

No período da tarde, as rodas de diálogo foram conduzidas pela médica da enfermaria clínica e emergência do HRJR, Dra. Bianca Lunna, que compartilhou sua vivência com o desafio e a superação do câncer de mama. De forma leve e descontraída, ela contou um pouco da sua história profissional com o interesse em estudar e atuar na prevenção do câncer, a descoberta da doença durante o curso de medicina, o tratamento, a superação até a remissão.

“Receber o diagnóstico de câncer de mama nunca é fácil, mas sempre digo que diagnóstico não é destino. É apenas um capítulo, não o fim da história. Quando ouvi a notícia, chorei, respirei fundo e decidi seguir em frente. Fui praticar esporte, porque o câncer nunca tirou de mim a vontade de viver, lutar e vencer. Entendi que o diagnóstico não era o fim, mas um convite à coragem. Me mantive positiva e confiante, acreditando na força e na fé que vêm de dentro, na certeza de que os melhores dias ainda estão por vir, no caminho da minha superação”, afirmou Dra. Bianca.

Durante a conversa foram esclarecidas dúvidas sobre o tratamento, a importância sobre o autoexame e o acompanhamento médico constante. Ela destacou a importância de o paciente em tratamento manter um comportamento otimista, resultando em uma melhor resposta do sistema imunológico.

No turno da noite, o bate papo foi conduzido pela enfermeira e supervisora da Hotelaria do HRJR, Eliane Rahal, que compartilhou sua vivência durante o tratamento do câncer de mama, a identificação do nódulo por meio de exames periódicos, os impactos da quimioterapia e radioterapia, as inseguranças comuns a todas as mulheres e a superação da doença.

“Sempre atuei na área da saúde, valorizando o trabalho de todos os profissionais. Mas quando me vi como paciente, recebendo os cuidados, carinhos e amparo durante o meu tratamento, pude compreender e valorizar ainda mais quem atua na assistência. Algo que me motivou a logo voltar à ativa e retribuir por meio do meu trabalho”, disse ela.

Após os bate papos, ambos os turnos, passaram por um momento de pausa e autocuidado com a humanoterapeuta e psicanalista, Karolina Ferreira, que realizou um relaxamento profundo por meio de uma meditação guiada. Na sequência, a terapeuta especialista em Práticas Integrativas Complementares (PIC) e supervisora da TI do HRJR, Patrícia Lima, reforçou o momento de descompressão com escalda-pés e aromaterapia.

A diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage, reconhece e aprova todas as iniciativas que reforçam a necessidade do autocuidado, prevenção de doenças e qualidade de vida. “O Outubro Rosa é uma das diversas ações que realizamos em nossa unidade. O intuito é cuidar de quem cuida, valorizando nossos profissionais que atuam firmes na missão de cuidar e salvar vidas”, afirmou.

 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito