HRJR tem melhor índice de satisfação do usuário desde o início da gestão ISG

18 de fevereiro de 2022

Por Agenilson Santana

Como resultado do trabalho das equipes assistenciais e administrativas, o HRJR conquistou em 2021 o índice de 97,3% de Satisfação do Usuário, melhor resultado anual desde o início da gestão do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), confirmando o excelente trabalho, comprometimento e empenho da direção e de todos os profissionais e parceiros que atuam diariamente para oferecer saúde de qualidade à população.

A unidade obteve no ano passado 386 elogios formais protocolados no Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU, com menção a profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, equipe multiprofissional e serviços administrativos e de apoio.

Os elogios mais citados são referentes aos cuidados e à humanização por parte dos colaboradores, estrutura da unidade, conforto, limpeza e alimentação.

Moradora de Itanhaém, Mayara Mendonça Ferreira Magalhães, de 24 anos, realizou em janeiro uma septoplastia e ficou dois dias internada. “Eu nunca tinha passado por cirurgia e o SUS me entregou esse presente. Quando estamos perto do momento do procedimento sentimos medo, porém, todas as meninas o tempo todo conversavam e perguntavam se estava tudo bem, cada olhar de atenção deixava tudo mais leve, o cuidado para um procedimento humanizado sempre fará toda a diferença. No quarto, o cuidado de chamarem o paciente pelo nome, desde o maqueiro até as meninas da enfermagem, cozinha e limpeza, todos com sorriso no rosto fazendo momentos difíceis ficarem leves”, elogia.

Sob responsabilidade do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU do HRJR, o indicador de satisfação segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), tendo como metodologia a Pesquisa de Satisfação do Usuário – PSU, realizada no leito de internação e no pronto atendimento obstétrico, além registrar manifestações espontâneas encaminhadas diretamente ao setor.

Segundo a Diretora Executiva do HRJR, Fernanda Lage, o indicador possibilita observar oportunidades de melhorias e subsidiar as decisões de gestão para futuras ações. “Avaliar a satisfação dos usuários nos serviços de saúde é uma importante ferramenta para determinar se processos, serviços, estrutura, clima organizacional e efetividade da gestão estão de acordo com o planejamento”, explica.

O diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, reforça a excelência do trabalho dos colaboradores ao proporcionar diariamente saúde e bem-estar ao paciente e seus familiares. “A cada ano aumentamos a satisfação do usuário, isso confirma o nosso compromisso em oferecer saúde com qualidade e, principalmente, valida o trabalho de cada profissional, cada um na sua atividade, proporcionando humanização, acolhimento e a melhor experiência ao usuário do Sistema Único de Saúde”, avalia.

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