Tags

Novembro Roxo: Evento celebra o Mês da Prematuridade

7 de dezembro de 2017

O mês de novembro, além de ser marcado pelo azul (para conscientização sobre o câncer de próstata), também se destaca com o roxo, como o Mês da Prematuridade. A cor sensibiliza para os cuidados, a prevenção e as consequências do parto prematuro, tanto para a mãe quanto para o bebê. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2012), o Brasil é o 10º país do mundo em número de nascidos vivos prematuros e o 16º em número de óbitos decorrentes de complicações da prematuridade. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2013, indicam que nascem cerca de 3 milhões de crianças ao ano, das quais 350 mil são prematuros.

Na última quinta-feira (30), a equipe médica da UTI Neonatal do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR), localizado em Itanhaém-SP, liderada pelas médicas pediatras intensivistas, Marilene Kiskissian e Daniela Gabbia, se reuniu com enfermeiros e técnicos de enfermagem, para realizar uma série de treinamentos voltados para os cuidados com o recém-nascido. “Esse foi um momento de aprendizado para os cuidados com os prematuros. É importante aperfeiçoar as técnicas para proporcionar um atendimento cada vez melhor”, explica Dra. Marilene Kiskissian, coordenadora da UTI Neonatal.

Mães emocionaram as equipes

Mães que tiveram seus filhos prematuros, pacientes da UTI Neonatal, relataram suas experiências, agradeceram pelo cuidado e emocionaram a todos. “O carinho que vocês acolheram minha filha e a segurança que me passaram foi o que me manteve firme naquele momento. Eu tinha muito medo de ficar sem ela, sabia da gravidade, mas no fundo eu sabia que ia dar certo”, relatou Elen Gonçalves, mãe de Lorena Vitória, primeiro bebê a passar pelo tratamento de hipotermia. A técnica de enfermagem, Sandra Peres, quem cuidou do bebê na UTI, pode pegar Lorena no colo, pela primeira vez, após a alta. “Ela está muito linda”, disse emocionada.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito