Tags

Novo sistema de dispensação garante mais agilidade e segurança aos pacientes

14 de março de 2019

Por Agenilson Santana

No intuito de permitir o uso racional de materiais e medicamentos e garantir a segurança do paciente durante todo o processo de internação, o setor de Farmácia do Hospital Regional de Itanhaém adotou o sistema de dispensação individualizado por turnos (manhã, tarde e noite).

Integrando ainda mais a equipe da Farmácia a outros profissionais da saúde do hospital, o sistema individualizado possibilita a distribuição do medicamento ou material por kits padronizados e identificados para cada paciente.

O sistema traz melhorias no controle do centro de custo de cada setor, otimizando o atendimento ao paciente e oferecendo mais segurança para a equipe de enfermagem no momento da administração dos medicamentos, pois permite o detalhamento da prescrição, como fórmula, dosagem e modo de diluição.

Segundo a supervisora da Farmácia, Aline Oliveira Vieira Barbosa, outra vantagem importante é a redução de estoque e volume de devolução. “Com o sistema, os medicamentos são retirados na Farmácia pelas equipes de enfermagem. Em caso de devolução, deve ser feito o estorno do medicamento por paciente, ainda no plantão solicitante”, explica.

Antes da implantação, realizada no dia 8 de março, foram ministrados treinamentos com os profissionais do setor de Farmácia, equipes de enfermagem e médicos, visando esclarecer eventuais dúvidas sobre o funcionamento sistema.

Para o diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, a iniciativa traz melhorias nos processos de trabalho e reforça a segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde. “A dispensação individualizada é um modelo adotado em hospitais de referência na iniciativa privada. Além do controle e redução de custos, o novo sistema diminui as chances de erros na administração de medicamentos, garantido mais segurança para os nossos pacientes”, ressalta.

Sistema de dispensação individualizado traz mais agilidade e segurança

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito