Profissionais da Maternidade incentivam a amamentação
22 de junho de 2021
Por Agenilson Santana
A amamentação exige um esforço de equipe, com o apoio da família e de profissionais da saúde preparados para orientar, estimular e criar um ambiente propício que permita às mães amamentar de forma natural e segura.
Conscientes da importância do aleitamento materno e da necessidade de esclarecer dúvidas das gestantes e puérperas sobre o tema, as equipes dos diversos setores do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, desenvolvem estratégias de incentivo com base na Política Institucional de Amamentação.
Na Pediatria, os profissionais acompanham e comemoram cada conquista das mães que encontram dificuldades para amamentar, que geralmente estão relacionadas à ansiedade e fissuras mamárias.
Como forma de reconhecer o empenho das mães que conseguem superar os obstáculos, a equipe homenageia formalmente, entregando um cartão com a mensagem “Obrigado por acreditar nesta troca de afetos mais poderosa do mundo”.
Devido ao desconforto respiratório do seu recém-nascido, Angélica Oliveira Barros acompanhou a internação dele, recebeu orientações e apoio da equipe para o sucesso na amamentação.
Orgulhosa com a perseverança da mãe, a pediatra Ana Meri Possan Paganatto fez questão de reconhecer a dedicação. “O Miguel está ganhando peso e saindo do hospital com aleitamento materno exclusivo. Queremos parabenizar seu empenho para você continuar no caminho do aleitamento, que é muito importante”, ressaltou.
“Só tenho a agradecer, pois se não fosse por vocês eu não conseguiria amamentar”, reconheceu Angélica após a homenagem promovida pela equipe.
Depois do nascimento dos gêmeos Pedro e Lucca, Pâmela Satiro Nunes também teve dificuldades durante os primeiros dias de internação, sendo motivada pelos profissionais a amamentar os dois bebês exclusivamente com leite materno.
Pâmela agradeceu à equipe pelo suporte técnico e emocional. “Todos foram excelentes profissionais, muito carinhosos comigo e com meus filhos. É muito gratificante saber que a torcida não é só minha, que existe toda uma equipe apoiando, incentivando para que todas as mães consigam amamentar seus bebês”, disse.
Segundo o nutricionista e presidente da Comissão de Aleitamento Materno do HRJR, Felipe Neves Fernandes, em casos de internações prolongadas dos bebês, o estresse e a ansiedade da mãe podem dificultar a produção do leite. “Enquanto Hospital Amigo da Criança, temos o dever de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, reconhecendo as mães que não desistem de ofertar o melhor alimento aos seus filhos, mesmo diante das adversidades.”
O diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, ressalta que os profissionais da unidade estão envolvidos com a cultura da amamentação e preparados para explicar os benefícios, esclarecer dúvidas e estimular o ato de amamentar. “Uma equipe preparada faz toda a diferença para as mães que acabaram de ter o seu bebê. Assim, contribuímos para a redução das taxas de mortalidade na nossa região, pois o leite materno é um alimento completo, fornece nutrientes importantes, combate infecções, evita diarreias e protege a criança contra bactérias e vírus”, explica.
Compartilhar