4º Simulado de Incêndio e Abandono de Área é realizado no HRLNHRLN
18 de dezembro de 2025
Ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militares do Litoral Norte
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) realizou, nos dias 11 e 12 de dezembro, o 4º Simulado de Incêndio e Abandono de Área, com o objetivo de capacitar os colaboradores para a atuação em situações de emergência, reforçando a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais dentro da unidade hospitalar.
Para garantir a tranquilidade de pacientes e acompanhantes, antes do início das atividades foi realizado um comunicado por meio do sistema de som do hospital, informando que se tratava de um treinamento preventivo. O simulado teve início com o acionamento do alarme de incêndio, a partir de um princípio de fogo simulado no 3º andar, no Centro Cirúrgico, envolvendo o uso de uma cafeteira.
Os bombeiros da unidade coordenaram toda a operação, orientando os brigadistas, conduzindo a evacuação das áreas e direcionando as pessoas ao ponto de encontro, localizado em frente ao prédio principal do HRLN, além de prestarem suporte à equipe do Corpo de Bombeiros Militares.
Durante o exercício, todas as ações foram cronometradas e acompanhadas por avaliadores, que analisaram os procedimentos adotados, o tempo de resposta e se a evacuação atendeu aos requisitos legais de segurança.
A coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Renata Flores, destacou a importância do treinamento contínuo. “O simulado é fundamental para fortalecer a cultura de prevenção e preparar nossas equipes para agir com segurança, organização e agilidade em situações reais de emergência. Esses treinamentos permitem identificar pontos de melhoria e garantem que todos saibam exatamente como proceder”, afirmou.
O diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino, também ressaltou o compromisso da instituição com a segurança. “A realização periódica de simulados demonstra o nosso cuidado com as pessoas. Investir em capacitação e prevenção é essencial em um hospital, onde cada decisão precisa ser rápida e responsável para proteger vidas”, destacou.
O simulado foi coordenado pelos bombeiros do HRLN, em conjunto com as equipes do SESMT e da Engenharia, com apoio do Corpo de Bombeiros Militares do Litoral Norte. A ação contou com a participação de mais de 250 colaboradores, que atuaram como figurantes, simulando pacientes em procedimento cirúrgico e com diferentes tipos de lesões.
Compartilhar

