HRLN realiza procedimento cardíaco inédito na regiãoHRLN
14 de janeiro de 2026
Ablação com mapeamento eletroanatômico com reconstrução de imagem 3D amplia precisão no tratamento de arritmias e marca avanço na cardiologia regional
O Hospital do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade estadual gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou recentemente, de forma inédita na região, o procedimento de Ablação de Circuito 3D, uma técnica avançada utilizada no tratamento de arritmias cardíacas complexas. O procedimento foi realizado em um paciente de 71 anos, morador de Caçapava, já recebeu alta e passa bem.
A Ablação de Circuito 3D é um procedimento minimamente invasivo que utiliza um sistema tridimensional de mapeamento do coração, permitindo identificar com extrema precisão os circuitos elétricos e áreas de cicatrizes responsáveis pelas arritmias. Com isso, o médico consegue tratar o foco do problema de forma mais segura, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso do tratamento.
A técnica é indicada, principalmente, para pacientes que apresentam arritmias complexas, persistentes ou de difícil controle, especialmente quando o uso de medicamentos não apresenta resultados satisfatórios ou causa efeitos colaterais importantes.
Segundo o médico responsável pelo procedimento, Dr. Marcos Garcia, cardiologista e eletrofisiologista, a tecnologia representa um avanço significativo no cuidado ao paciente.“A ablação com mapeamento em 3D nos permite visualizar o coração em tempo real, com extrema precisão. Isso torna o procedimento mais seguro, eficaz e personalizado, trazendo melhores resultados e mais qualidade de vida ao paciente”, explica o especialista.
O procedimento foi realizado por uma equipe multiprofissional altamente capacitada, garantindo segurança e excelência em todas as etapas do atendimento.
Para o diretor técnico do HRLN, Dr. Daniel Drumond, a realização do procedimento simboliza um avanço que coloca o paciente no centro do cuidado. “Disponibilizar a Ablação de Circuito 3D no HRLN significa ampliar o acesso a um tratamento moderno, seguro e humanizado, oferecendo mais conforto, tranquilidade e qualidade no atendimento, independentemente da origem do paciente. Nosso compromisso é cuidar com excelência e sensibilidade em cada etapa do tratamento”, destaca.
A realização do procedimento inédito consolida o HRLN como referência em cardiologia intervencionista, ampliando as possibilidades de tratamento e reafirmando o compromisso com a segurança, a inovação e o cuidado centrado no paciente.
Compartilhar

