Tags

Serviço de Navegação dá apoio integral a pacientes oncológicos no HRLN

10 de julho de 2024

Serviço viabiliza todo o tratamento do câncer de mama em até 60 dias

Com a finalidade de agilizar a jornada do paciente com câncer de mama, promovendo assistência completa e humanizada durante todo o processo, o Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, implantou o serviço de Navegação em Oncologia. Trata-se de um profissional de enfermagem especializado em oncologia, que vai atuar em todas as fases do processo, desde as consultas e exames até o tratamento final e ainda oferecer apoio emocional ao paciente e familiares e interagir com a equipe multidisciplinar. A atuação deste profissional permite que a jornada do paciente seja concluída em até 60 dias, entre a primeira consulta até o tratamento.

O serviço de navegação é iniciado após a primeira consulta, quando o enfermeiro navegador passa a elaborar o plano de cuidado individualizado do paciente, em conjunto com as equipes médica e multidisciplinar até o momento da alta, atuando como o principal ponto de contato do paciente e assegurando que todas as necessidades sejam atendidas de maneira coordenada e eficiente.

O programa, implantado no final de 2023, tem demonstrado rapidez na adesão aos tratamentos pelos pacientes que foram acompanhados pelo serviço 80% superior aos que não foram, resultando em maior eficácia e eficiência. O programa já atendeu mais de 300 pacientes com diagnósticos confirmados de câncer de mama.

Para Sandra Marcondes, diretora operacional do HRLN, a inclusão desse profissional na equipe trouxe inúmeros benefícios. ‘‘Garantimos que cada etapa do seu tratamento seja realizada no tempo adequado, aumentando suas chances de cura e proporcionando melhor qualidade de vida’’.

Segundo Cleide Aparecida Rosa, coordenadora geral da oncologia da unidade, esse serviço é essencial para garantir que os pacientes recebam um atendimento contínuo e coordenado. “Ele ajuda a identificar e remover barreiras ao cuidado, melhorando a experiência do paciente e potencialmente levando a melhores resultados clínicos”, ressalta.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito