CEAP-SOL promove roda de conversa em alusão ao Dia Mundial de Combate à TuberculoseCEAP-SOL

28 de março de 2025
Ação ressaltou a importância da data e do combate à tuberculose
Por Ester Silva
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu, nos dias 26 e 27 de março, uma roda de conversa sobre a importância do combate à tuberculose voltada para a equipe assistencial.
A roda de conversa foi conduzida pela médica infectologista, Pâmella Wander Rosa. Durante os dois dias de evento, foram discutidos temas como os índices e números da tuberculose no Brasil, os principais cuidados que os profissionais de saúde devem ter em relação à doença, além de como identificar precocemente os sintomas da tuberculose.
Segundo a médica Pâmella Wander, apesar de ser uma doença conhecida há anos, a tuberculose ainda registra muitos casos novos anualmente. “É imprescindível que continuemos a realizar debates sobre a doença, pois, embora conhecida, a conscientização e a atualização sobre os cuidados são fundamentais”, destacou.
Andréia Ramos, analista de Gestão de Pessoas do CEAP-SOL e presidente da Comissão de Eventos da unidade, organizadora do evento, ressaltou a relevância da data e dos temas abordados durante a roda de conversa. “Essas ocasiões são essenciais para a reciclagem de conhecimento das equipes, garantindo que todos estejam atualizados sobre os cuidados necessários no combate à tuberculose”, afirmou.
O evento reforçou a importância da conscientização e do constante aprimoramento das equipes no enfrentamento dessa doença, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e valorização da saúde coletiva.
Sobre o Instituto Sócrates Guanaes
O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 24 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em nove estados e 15 municípios brasileiros.
Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.
Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br
Compartilhar